Redação modelo Enem, modelo Fuvest, modelo Vunesp…

–  post 703, quem diria ein… –

Não existem modelos de redação dissertativa para provas. Aceite esta realidade. Se no edital está escrito que você precisará escrever uma redação dissertativa, o modelo é redação dissertativa.

modelos de redação enem fuvest vunesp uerj

Não invente moda para não complicar o que já não é fácil. Estou vendo alunos angustiados procurando alguém que “corrija” modelo Enem, modelo Fuvest, modelo Vunesp… e o pior é que há “corretores” que afirmam que existem vários modelos de redação dissertativa.

Podemos falar sobre 2 tipos de redação dissertativa: a expositiva e a argumentativa. Os vestibulares costumam pedir a argumentativa, enquanto os concursos podem eventualmente pedir a expositiva. Entretanto, caro candidato, isso vem explícito no edital ou na prova.

O que existe é uma diferença na forma de correção das bancas, isso sim! Então podemos dizer que há um modelo de correção Enem, e um modelo de correção das outras provas. Modelo de correção implica maior peso para um ou outro aspecto, pontuação específica para um aspecto que em outras bancas não leva pontuação específica (caso das propostas de intervenção do Enem).

Mas a redação em si é uma dissertação – você vai levantar um fato ou dar uma opinião, e em seguida argumentar o fato ou a opinião, concluindo no final. Então não são modelos de provas, podem ser modelos de correção pela banca.

O simples fato de o Enem ter uma pontuação específica para algum conteúdo clarament

e seu (o que eles chamam de repertório) não indica que há um modelo Enem, indica que o Enem vai dar uma pontuação especial para seu conteúdo pessoal.

 

modelo de redacao enem

É impossível escrever uma dissertação sem conteúdo pessoal, em todas as outras provas você vai usar um, não tem como escapar disso, apenas não terá uma pontuação específica pra isso, entende?

 

O conteúdo pessoal faz parte de 100% das bancas organizadoras de vestibular!

E o simples fato de a Fuvest e a Univ. Mackenzie terem tendência para temas comportamentais não indica que há um modelo Fuvest e um modelo Mackenzie! A redação para a Fuvest e para o Mackenzie é uma dissertação, nada muda!

Enem, Fuvest, PUC, Vunesp, FGV, etc etc etc vão verificar sua tese (ou abordagem no caso da dissertação expositiva), seus argumentos e sua conclusão, não tem como escapar disso, não existem modelos!

Treine a dissertação e você estará tranquilo – mais tranquilo do que quem está desesperado atrás de  modelos desta ou daquela prova.

O Marcelo del Bel fez meu curso de redação ainda durante o colégio, e o resultado é que ele nem sabe o que é um cursinho! Passou direto para Biologia USP em 2004. Veja o que achou da ideia:

“Quero cumprimentá-la pela seriedade do seu trabalho, que me proporcionou tranquilidade e domínio da redação na hora do vestibular. Existe muita diferença entre um curso desses e o que se aprende no colégio, meus pais ficaram muito felizes de não terem de pagar cursinho!”

__________________________________

Redação com 5 parágrafos?! Isso existe?!

Introdução incoerente

2 respostas em “Redação modelo Enem, modelo Fuvest, modelo Vunesp…

  1. Você não fica com a sensação de precisar dizer (ou escrever) a mesma coisa todo santo dia? Eu fico! Eu já falei com os meus alunos sobre isso: as pessoas inventam termos, fórmulas, receitas de redação, porque isso faz o estudante ser, de algum modo, dependente desses “saberes”, ainda que muito equivocados.

    Eu ia dar os parabéns pelo post, mas você sabe que sou sua fã!

    Curtido por 2 pessoas

    • oi Andréa, mil desculpas pela demora em te responder! Não vi nenhum aviso aqui na plataforma!!!
      Sim, eu repito muuuuuuuuuuuito. Mas acho que é uma das funções do prof: repetir ahahahahah…
      Mas vc sabe que muitos dos alunos de hoje já estão desconfiados?
      Eles já comentam que acham umas coisas sem nexo no que o prof da escola fala e tal…

      E… poxa… eu é que sou sua fã, eu sempre falo que tenho uma colega carioca que escreve um certo blog!!! Obrigada!!!

      Curtir

O que você achou disso?