É difícil escrever uma redação?

Vamos ser diretos com essa pergunta, que é bem comum.

Escrever uma redação dissertativa é por numa folha de papel o que você teria a dizer para alguém.

Só isso.

Se você é um vestibulando ou concurseiro, vai por no papel o que você quer dizer ao corretor, que, costumeiramente, é professor de português.

Você conseguiria falar com o corretor diretamente? Conseguiria dizer a ele o que pensa sobre um caso, um assunto? Eu creio que sim.

Qual a dificuldade de colocar isso no papel? Você vai colocar no papel o que você diria para ele, somente isso. Depois de colocar no papel você pode tranquilamente mudar alguma coisa, melhorar outra… isso é natural, já que, ao falar com seu corretor, você usaria as mãos, o corpo, o rosto, você diria “ahmm…” ou “é…”, coisas que não precisa por no papel, concorda? Não teria qualquer utilidade.

Então, estou te dizendo que escrever uma redação é como falar, com algumas diferenças mínimas. E é isso que você treina num curso de redação – o ajuste de suas ideias no papel.

Lembre-se de que a redação dissertativa não é um conto, um romance, uma poesia… não tem nada de artístico nela. Ela é objetiva, vai direto ao ponto, sem “embelezamentos”, sem “palavras difíceis”…

Eu diria que escrever um conto, um romance ou uma poesia, aí sim, são textos difíceis, mas eu digo isso porque não sou escritora, não me considero como tendo dom para isso – para o texto artístico. Talvez você esteja confundindo dissertação com algum desses textos artísticos…

Enfim, aproxime a escrita da sua dissertação do que você falaria pessoalmente ao corretor e procure um professor para ver se está tudo bem. Não tem nada de difícil em escrever uma dissertação.

Não é difícil escrever uma redação dissertativa

 

Aqui redação é sempre fácil

Promoção rolando… quer?

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s