Que medo de ser politicamente incorreto…

Estou chegando agora de uma aula presencial e aconteceu algo bem interessante para contar aqui.

O Eduardo é um vestibulando que teve todo tipo de orientações incorretas em várias escolas, até que chegou num ponto em que “desligou”: simplesmente não conseguia escrever nem o rascunho mais.

Hoje, aula 3, eu o ajudei a usar os textos da proposta, que neste caso falava da importância de se criar escolas para os indígenas do Brasil. Ele leu o texto, e ficou em silêncio… então eu notei que ele queria dizer  o que achava, mas ele sentia que era “politicamente incorreto”! Ele não via necessidade de se criar escolas para indígenas no Brasil. 

Imagina o que se passou na cabeça dele! Imagina o conflito!

Todo aluno acha que não pode discordar do texto fornecido, e isso é tão artificial… Como o Edu poderia escrever logo o rascunho dele, destravar logo, se já estava em conflito logo de cara?

Então eu o ajudei a falar exatamente o que ele pensava. No começo ele ficou muito reticente, mas à medida que ele se sentia mais “dono de si” foram surgindo argumentos, um atrás do outro e um deles ótimo! 😀

Ele ficou muito confiante de poder ser ele mesmo na redação, sem ofender ninguém, e poder escrever logo o texto.

Fica aqui meu lembrete: você pode discordar do que quiser, que esteja nos textos de apoio, e até da afirmação central que as organizações da prova costumam deixar em destaque – o tema em si. A democracia já chegou à escrita e não te contaram. Aproveite para treinar enquanto é tempo, porque um mês antes você não vai conseguir desenvolver a habilidade de argumentar de verdade (argumentar de mentira é aquela coisa de colar nomes de famosos e suas frases de efeito, relatar um fato histórico que todo mundo já conhece…).

 

Vamos ver como ele vai se sair…

 

Aqui meus cursos de redação 

Aqui minhas promoções 

E aqui convido você pra conhecer o meu curso de inglês para provas

Deixe um comentário

