A marca de autoria na redação Enem

Alguns de meus alunos se interessam sobremaneira por um bom resultado no Enem – eles veem mais chances nessa prova que em outras – e me perguntam sobre a tal “marca de autoria”, que inclusive aparece no manual de redação do Enem.

“Marca de autoria” é um conceito discutível ainda. E quando eu digo discutível me refiro aos estudiosos, com publicações sobre o assunto. Vou mencionar aqui a professora Giovana D. Rosseto, da Unicamp, que tem experiencia como corretora da Unesp. Em um de seus trabalhos ela diz:

“No entanto, a questão da autoria é bastante discutida no meio acadêmico e apresentaremos agora alguns dos muitos conceitos de autoria,  discutindo de que forma eles se adéquam ou não ao contexto de avaliação de produção escrita de grandes processos seletivos. (…) A associação de autor a uma obra faz com que não possamos pensar em autoria em contexto de avaliação de vestibular, afinal, trata-se de um evento único, ou seja, mesmo que o candidato tenha uma obra, não temos acesso a ela. Mais do que isso, não podemos sequer saber quem é o candidato, uma vez que a avaliação é sigilosa e temos acesso apenas ao texto produzido por ele.”

Se você é professor, vai se interessar pelo texto completo.

Pela leitura do manual do Enem, inferimos que para essa prova a autoria significa a capacidade do aluno de ter ideias concatenadas, de ter uma boa organização de ideias. É um nome novo para muita gente, mas… nada novo quanto ao critério de correção do Enem – isso é necessário em qualquer prova de vestibular.

Meus alunos às vezes consideram que a “marca de autoria” é uma palavra “bonita” ou “difícil”, algo diferente do que outros candidatos farão. Isso não faz parte da correção de vestibulares, porque a correção precisa ser objetiva, não pode ser baseada no que o corretor acha “bonito”, então é um equívoco pensar assim. Alguns também pensam que precisam ser originais ou criativos na redação, mas isso é difícil de ser avaliado, por isso não faz parte da correção.

Veja o que a mesma professora citada diz:

“”Tendo em vista, portanto, a complexidade do processo de avaliação e a importância de realizar uma correção objetiva e confiável, torna-se inviável avaliar aspectos relacionados à criatividade e originalidade. (…)A escolha de argumentos feita pelo candidato pode ser considerada um lugar-comum para alguns leitores, enquanto para outros pode parecer adequada ou até mesmo acima da média. Além disso, para definirmos o que é original, precisaríamos ter acesso às redações produzidas por todos os candidatos para, a partir daí, atribuirmos uma nota mais alta àqueles que foram além do que era comum à maioria. No entanto, como já destacado, isso é inviável, visto que, no caso do vestibular da Unesp em 2014, foram corrigidas cerca de 40.000 redações.”

 

O importante é você ser claro, organizado, e isso se consegue com treino. Não adianta – não adianta – colecionar palavras “bonitas” na internet, ou arranjar fórmulas.

 

Aqui, em pouco tempo você vê sua redação organizada e clara

Aqui também tem curso de inglês para vestibular!

Anúncios

9 respostas em “A marca de autoria na redação Enem

  1. boa tarde professora, sou tia da Laís de Alagoas, que foi sua aluna, lembra-se? Quero que minha filha faça seu curso em São Paulo, vou estar aí em maio. Você teria horário? O nome dela é Helena e ela vai prestar medicina também. Obrigada.

    Curtido por 1 pessoa

    • oi Edileine, sim, claro que lembro dela! Lembro das irmãs dela também! 😀 Faz tempo ein!!!!
      Pode vir para maio, será um prazer! Depois ela pode continuar o curso pela internet. Vou escrever para seu e-mail com os horários para vc reservar, tá? beijos pras meninas!
      Obrigada!

      Curtir

  2. socorro prof, preciso da sua ajuda urgente. Eu desisti de um curso de redação, pq tava ocupando muito tempo e também o professor falava pra por nome de filósofo na redação, não era o que eu pensava. Mas eles não querem me devolver o dinheiro que meu pai já pagou. Eu queria saber se eu posso começar o seu curso e você me dáa um desconto. Eu tenho amigos que fazem curso com você e falam muito bem, queria ser sua aluna. Por favor !!!!!! tem whats?

    Curtir

    • oi José Miguel, “só redação”?! O que você quer dizer com “só”? Redação não é uma matéria, o professor que vai corrigir sua redação será um professor de português, não adianta fazer curso de atualidades para a redação (para outras disciplinas sim!)! Vou fazer um post sobre isso! E obrigada por passar por aqui!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s