Pode fazer parágrafo com um período só?

A dissertação é uma composição pela qual se entende a opinião de alguém, e seus motivos para pensar assim, só isso.

Dissertação não tem regras para números de parágrafos, de frases por parágrafos… não proíbe que se use “eu”, nada disso. É apenas uma composição com opinião e argumentos. Portanto se no edital só está escrito que será uma prova com redação dissertativa… é somente uma composição desse tipo, sem proibições.

Entretanto o organizador da prova pode pedir para que você insira algo especial sim, ele tem esse direito, e isso vem detalhado no edital. Por exemplo, o Enem tem pedido que o aluno insira proposta para resolver um problema específico. Isso não muda a o fato de ser uma dissertação – será uma dissertação com proposta de solução, percebe? (Mesmo assim o Enem tem dado 1000 a redações com parágrafos de um período só…)

Tanto o Enem quanto a UFRR têm pedido para que o aluno não faça nenhum parágrafo com apenas um período. Em outras palavras, essas duas organizações exigem que todos os parágrafos tenham pelo menos um ponto interno, pelo menos dois períodos, entende? Mas continua se tratando de uma dissertação; apenas que há esse detalhe a mais e vem claro, descrito no edital.

Se essas particularidades ao gosto de cada organização não vierem no edital, elas não são exigidas – apenas faça uma dissertação-padrão. Não há chances de um corretor exigir algo que não estava no edital.

 

Tire o medo de introduções curtas

Aliás, tem gente que tem medo de perder ponto por usar “eu” 😮

Já pensou entender 80% da internet?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s