E se o corretor tirar ponto por eu usar “eu”?

Minha nova aluna virtual, uma vestibulanda, ainda tem um medo, veja o que ela me escreveu:

“Como muitos professores ensinam que não pode usar primeira pessoa, não existe o risco de algum corretor de vestibular pensar assim e usar esse critério na correção?”

A resposta é não.

Os critérios de correção da redação dissertativa são claros, são conhecidos de todos, não podem ser “surpresa”, e precisam ter apoio em orientações também reconhecidas, mormente por escrito.

Quando alguém é convidado a ser corretor, ele participa de uma reunião com coordenadores, na qual os critérios e formas de avaliar são uniformizados – existirá a partir dali um padrão de critérios para serem avaliados, padrão comum a todos os corretores. Não se trata mais de uma correção como a do professor do ensino médio, baseada em critérios que somente aquele professor decidia.

Os critérios de correção são expostos no edital do vestibular/concurso para que todos conheçam; qualquer correção que não se baseie naqueles critérios pode levar a um processo movido contra a organização. Trata-se de um documento de muito valor, os corretores logicamente o seguem. Se no edital estiver claro que você não vai poder usar a primeira pessoa, é uma escolha particular daquela organização, e ela tem esse direito.

Oficialmente não existe a lei que proíbe o uso de primeira pessoa em dissertações. Dissertação é apenas uma composição na qual você expõe sua opinião, só isso; essa é a regra. Nos jornais e revistas você lê artigos de opinião e eles usam a primeira pessoa normalmente. Não existe qualquer proibição. Se essa regra não existe, não haveria base teórica para que algum corretor penalizasse sua redação por você usar a primeira pessoa – isso poderia levar a um processo se o aluno se sentir lesado.

 

Eu já tinha falado da lenda da primeira pessoa, você leu?

Meu ebook é pra quem está no zero da dissertação

Aqui tem uma listinha de meus ex-alunos vestibulandos…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s