Como você começa a redação? Escreve palavras que vêm a sua mente?

Uma minha aluna virtual, concurseira, me contou que tem demorado para fazer a redação, está se enrolando toda no desenvolvimento. Então eu fiz as perguntas básicas para localizar a causa disso, e ela disse “eu não tenho dificuldade para começar, eu vou escrevendo as palavras que vêm a minha mente e depois é que eu me atrapalho para organizar tudo”.

Aháá!

Percebeu o problema?

O sistema de “escrever palavras soltas”, escrever palavras que vem a mente, e que é ensinado em escolas, serve bem para escrita criativa, escrita que não tem um padrão e não se presta a provas. Por exemplo, é muito útil para poemas.

Esse sistema não funciona para redações de vestibular ou concursos. Isso porque ele abre demais o leque de possibilidades a se incluir na redação – mil coisas poderiam ser escritas! E se você abre demais o foco, quando o ideal é fechar o foco.

Por isso essa minha aluna estava com problemas na hora de organizar o que tinha vindo à mente! É muito difícil unir tantas palavras num texto pequeno, e ainda manter o sentido.

Não faça isso ao escrever seu rascunho. Perca o tempo que for para focar o que você quer escrever, o que está no seu coração de verdade, e não tudo que pode ser escrito sobre aquele assunto! Só depois de ter certeza do seu foco aí explique isso que você quer explicar.

Esse tipo de problema para fazer seu desenvolvimento está explicado no meu ebook, e lá você encontra formas de escrever o que você deseja sem se enrolar.

 

Curso de redação que dura 6 meses? Para com isso!

 

 

Deixe um comentário

