Minha aluna demora demais pra escrever…

Uma nova aluna virtual do meu curso está levando mais de 2 horas para fazer a redação e a prova dela está logo aí – é um concurso público!

veja o email dela depois de receber a primeira avaliação que fiz de uma redação dela:

“Eu não sabia por onde começar, não sabia o que escrever sobre o assunto.
Li algumas vezes repetidamente a proposta para assimilar o assunto.
(…) Então, durante a redação eu fico escrevendo e reescrevendo maneiras diferentes de falar a mesma coisa. Tentei lembrar das técnicas que a senhora me passou de detalhar um tópico frasal, mas antes eu tive que pensar quais tópicos frasais eu teria para aquele tema.

Rabisco muito até chegar na redação final. Eu tinha enchido muita linguiça nessa redação, tinha mais de 30 linhas, aí precisei cortar algumas frases e reescrever outras , isso tudo depois de pronta. Então, finalmente consegui fazer essa que eu enviei.”

É um drama mesmo e não é fácil. Essa história de não saber o que escrever sobre o assunto eu já comentei antes… você não tem que “escrever sobre o assunto”, não é prova de conteúdo! Você só precisa dizer o que acha daquilo que está escrito, o que acha do que diz o autor do texto fornecido. Se você nunca ouviu falar do assunto, é só criar hipóteses! Você precisa aprender a escrever independente do assunto! Você precisa aprender a escrever também em cima de hipóteses!

Isso está por trás de parte da demora dessa minha aluna. Ela não tem que escrever nada novo, que nunca foi escrito! Isso não existe! Vejam que ela leu várias vezes para assimilar o assunto, mas na verdade ela deveria era estar muito tensa, muito ansiosa! Provavelmente quanto mais ela lia mais vazia a cabeça dela ficava!

Sim, alguns textos têm algum grau de interpretação mais exigente, mas normalmente não é isso que causa a demora…

E você viu que essa aluna está escrevendo a mesma coisa de formas diferentes o que devora o tempo de escrita! Isso nada mais é que perfeccionismo. Aliás, é bem comum, e é piorado quando se passa por professores muito críticos.

Você pode reescrever, e isso melhora muito a escrita, mas não tantas vezes! Uma reescrita já está ótimo – seus concorrentes não conseguirão mais que isso!

Só pra finalizar, ela mencionou minha aula virtual sobre tópico frasal, mas ela não entendeu direito ainda… tópico frasal é isto aqui. Vou explicar de novo pra ela…

Logo minha aluna já vai respirar aliviada e reduzir o tempo de escrita!

Não é melhor reduzir o seu também? É rápido!

Deixe um comentário

