Pode cair entrevista na Unicamp!

E, se você tem contato com a leitura, sabe como é uma entrevista no papel.

Primeiro é bom lembrar que quando uma entrevista está no papel (na revista ou no jornal) é porque ela foi gravada, ou seja, ela começou com a linguagem oral, sendo que apenas as perguntas estavam escritas. É assim que o jornalista trabalha. Depois é que tudo aquilo vai para o papel.

Então esse tipo de texto terá características de oralidade em vários momentos. Não só de oralidade, mas também indicações parecidas com aquelas de textos para teatro: você pode indicar que alguém entrou na sala, ou que o entrevistado ficou pensativo… ou que ele riu! Entrevista é assim, cheia de vida, não é um questionário!

Como você sabe, a Unicamp verifica se você consegue escolher a linguagem correta para cada situação, e vai observar se o seu entrevistado tem, no papel, uma linguagem adequada para ele. Uma entrevista com uma comediante da tv tem uma linguagem diferente de uma entrevista com uma juíza, entende?

É isso. E você já deve ter visto nas entrevistas por aí que o leitor precisa saber quem está falando o quê. É preciso indicar quando o jornalista fala e quando o entrevistado fala.

Não existe introdução para entrevista como aquela da dissertação, mas existe uma apresentação rápida de quem vai ser entrevistado e por quê. Também não tem conclusão – termine simplesmente com a última resposta do entrevistado.

 

O melhor curso de redação do Brasil desde 1989

Você pode estudar sozinho com toda a base que meus alunos presenciais tem – conheça meu ebook!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s