Redação Unicamp é fácil?

Meu aluno virtual passou em várias faculdades na primeira fase dos vestibulares, entre elas Unicamp.

Então eu perguntei se deveria iniciar o curso de redação para a Unicamp. Ele me disse “meu professor disse que na Unicamp é só seguir as orientações do que é pra fazer e escrever, não tem erro”.

Se fosse assim tão simples todo mundo ia bem, concorda?

Para quem é mais velho, realmente é mais fácil escrever, porque os mais velhos conheceram cartas, enviavam e recebiam cartas pelo correio, os mais velhos já andaram fazendo relatórios em faculdades ou no trabalho, costumam ler entrevistas… enfim, eles se lembram de um maior número de gêneros de escrita. Hoje há alunos que jamais escreveram uma carta, nunca colaram um selinho em uma, não costumam ler entrevistas, também não fazem relatórios…

Enfim, o mais importante mesmo é você já ter visto uma variedade de gêneros pela sua vida afora, e eu não vejo isso nos meus alunos, infelizmente.

Eu sugiro enfaticamente que você treine os gêneros sim, algumas semanas antes, pelo menos. Vale a pena porque não demora tanto como um treino de dissertação (o meu curso para a Unicamp dura de 6 a 8 aulas no máximo), e muita gente vai nessa conversa de que “é só ler o enunciado e fazer o que eles pedem” 😀

 

Qual não pode usar: “eu” ou “nós”?

Redação e psicossomática…

4 respostas em “Redação Unicamp é fácil?

  1. olá professora, passei na Unicamp e vou precisar da sua ajudaaaa… Tem como eu fazer seu curso agora no fim do ano? eu não vou viajar, se a senhora não for viajar seria minha salvação! :p
    Onde posso ter sua aula, seria presencial??
    Obrigada.

    Curtido por 1 pessoa

    • opa, pode vir Fê! Férias aqui sóóóó lá pro dia 15 de janeiro e olha lá! Minha aula presencial você pode fazer em vários locais de São Paulo e Grande São Paulo, veja aqui
      Já viu se alguma promoção te agrada?!
      Mas relaxa que dá tempo pra Unicamp! Vou mandar um email pra você com mais detalhes! Obrigada! e parabéns ein…! 😉

      Curtir

  2. Você tem toda razão: fui nessa de “só seguir a receita de bolo fornecida pela banca e o 100% vem” e acabei com uma nota bem baixa. Seguir o enunciado te dá, no máximo, os 3 pontos do PIG pra que você passe pra correção da grade holística. Se nós quisermos os outros, infelizmente, será preciso beeeem mais do que isso: qualidade, marcas de autoria, boa gramática, adaptação ao gênero e todas aquelas coisinhas bobas que, ao seguirmos o enunciado, esquecemos de levar em conta

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

