“Como ter ideias boas para a redação?”

A pergunta me foi feita por uma aluna virtual, do NE. Uma concurseira.

Sobre isso eu já tinha falado anteriormente. Mas vamos lá de novo, de um novo ângulo.

Essa aluna tem acesso a redações boas de outros alunos meus, e acha que as dela são muito inferiores, ela gostaria de ter boas ideias como eles tiveram!

As ideias que você usa na sua redação são as suas. Não tem como escrever uma redação dissertativa com ideias de outras pessoas. Não seria uma redação dissertativa, porque não tem sua participação, entende? Pode ser que você ache  suas ideias ruins, mas você só tem elas.

Bem, eu não diria que um aluno tem ideias ruins… eu não tenho ideias ruins sobre algo… eu posso não ter nenhuma ideia sobre um tema, isso pode acontecer. E nesse caso eu dou um tempo… vou ler sobre o assunto, penso, penso, ou então não leio mas vou criando hipóteses… e aí alguma opinião vai surgindo. Claro que eu me refiro a temas gerais, não a temas técnicos – sobre esses eu realmente não entendo se forem de outras áreas.

Você está percebendo? Se você der um tempo para seu cérebro, ele vai soltando ideias sobre um assunto naturalmente. Não tem nada a ver com ideias boas ou ruins. Tem a ver com ideias. Você pode acelerar esse processo participando  de debates, ou só ouvindo-os, ou mesmo lendo comentários sobre o assunto… isso acelera.

Aliás, isso acelera, porque vai mostrando pra você quantas formas diferentes existem de se observar um assunto! Então você vai notar que essas formas diferentes existem dentro de você, mas você não as aceita, porque as acha muito feias, bobas, infantis, etc etc…

No fim é bloqueio mesmo, que você precisa superar. Não tem nada a ver com ideias ruins, ok?

 

Desbloqueie-se aqui

Comece do zero, sem marcar aulas – use meu ebook!

 

Deixe um comentário

