“Eu não entendo poesia…”

Percebo que meus alunos acostumaram a ignorar as poesias que aparecem em propostas de redação.

Eles têm um tipo de medo, aversão… até nem gostam de poemas…

Eles acham impossível entender aquilo. Eu já tinha falado sobre isso.

Infelizmente é uma forma equivocada de se ajudar o aluno… os professores querem que o aluno raciocine sobre uma peça artística..! As obras de arte não são feitas para serem analisadas, certamente os poetas não estavam pensando em como os alunos das escolas do Brasil analisariam aqueles versos, ou em se eles descobririam o que eles queriam dizer!

Mas acho que é melhor ouvir o que um poeta acha sobre essa história de interpretar arte (poesia é arte)… ouçam a opinião de Ferreira Gullar. Atenção ao 1 minuto e 35 de gravação.

 

Você já viu minhas promoções?

Pra quem tem bloqueio para começar a redação… 

Deixe um comentário

