Redação 1000 do Enem com palavras repetidas

Este parágrafo é de uma redação que tirou 1000 no Enem de 2015. Está na cartilha do Enem, na página 49. Meu aluno do TO chamou minha atenção para a repetição de palavras:

De acordo com o Mapa da Violência de 2012, entre 1980 e 2010 houve um aumento de 230% na quantidade de mulheres vítimas de assassinato no país; além disso, 7 de cada 10 mulheres que telefonaram para o Ligue 180 afirmaram ter sido violentadas pelos companheiros. Em países como o Afeganistão, a mulher que trai o marido é enterrada até que somente a cabeça fique à mostra e , então, é apedrejada; apesar de reagirmos com horror perante tal atrocidade , um país que triplica a quantidade de mulheres mortas em 30 anos deve ser tratado com igual despeito quando se trata do assunto. Apesar de acharmos que a mentalidade do povo melhora com o passar do tempo, a mentalidade brasileira mostra crescente atraso quanto à igualdade de direitos entre os gêneros, e tal mentalidade leva a fatalidades que deveriam ser raras em pleno século XXI. 

Não  houve problema no parágrafo, está bem escrito e claro. Nem estou discutindo a nota 1000, mas que é confuso aprender que não pode repetir palavras e ver que pode é, né?

 

Promoção rolando!

 

Anúncios

2 respostas em “Redação 1000 do Enem com palavras repetidas

  1. Margarete, tenho um questionamento em relação à um trecho de uma redação nota 1000. O trecho é o seguinte:

    É indubitável que a questão constitucional e sua aplicação estejam entre as causas do problema. De acordo com Aristóteles, a política deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade. De maneira análoga, é possível perceber que, no Brasil, a agressão contra a mulher rompe essa harmonia, haja vista que, embora a Lei Maria da Penha tenha sido um grande progresso em relação à proteção feminina, há brechas que permitem a ocorrência dos crimes, como as muitas vítimas que deixam de efetivar a denúncia por serem intimidadas.

    Minha indagação:
    Aristóteles diz que o equilíbrio tem que ser alcançado na sociedade.
    A violência contra a mulher rompe esse equilíbrio, logo, vai de encontro com o que Aristóteles disse. Dessa forma, “De maneira análoga” não se encaixa, o correto seria usar um conectivo contrastante, como “No entanto”.

    O que acha?

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s