A proposta de intervenção vai na conclusão?

Há boatos que não se sabe de onde vêm e que não correspondem exatamente ao que está no edital do Enem. E, você sabe, a banca vai examinar sua redação a partir  do edital, não a partir do que outra pessoa te falou! Muitos alunos ouvem falar que a proposta de intervenção precisa vir na conclusão.

Isso não está escrito na  cartilha do Enem. Inclusive o Enem nem liga a proposta à conclusão. Ela diz “por fim” na tela que você vê abaixo, mas isso não significa “conclusão”; esse “por fim” significa que seu raciocínio vai terminar numa proposta, mas não é que o texto vai terminar numa proposta. Pode ser que outros professores entendam de outra maneira, mas a minha é essa.

Contudo, na página 7 dessa cartilha do Enem, há um esquema que pode piorar essa dúvida:

cartilha

Aquele esquema à direita mostra seu raciocínio. Ele não  mostra que você escreverá 4 parágrafos. Ele não mostra que seu primeiro parágrafo será o tema. Ele não mostra que sua tese será no segundo parágrafo. Ele também não mostra que seu terceiro serão seus argumentos (embolados). E, por dedução, ele também não mostra que o último (a conclusão) seria a proposta. Aquilo não são seus parágrafos. 

Aquela é sua sequência de raciocínio.

Leia o edital por inteiro e veja que o Enem não diz quantos parágrafos você tem permissão para fazer! Tese geralmente vem no início do texto, na introdução de preferência (porque dá mais espaço para você argumentar). Tema não “vem” em nenhum parágrafo (nem no primeiro), porque   é a ideia que estará presente em todos os parágrafos. Argumentos você vai dar em mais de um parágrafo porque vai valorizá-los, não é  muito bom fazer só um parágrafo de argumentação.

Você percebe? Trata-se de um esquema do seu raciocínio! Não indica o que vai em cada parágrafo!

Você quer pôr a proposta na conclusão? Pode pôr. Isso não é proibido. Mas isso também não é obrigatório, só isso que você precisa ter em mente! Se fosse obrigatório, esta redação nota 1000 não teria ganhado nota 1000.

Eu prefiro que ela vá no meio do texto e oriento meus alunos a fazer isso assim a proposta tem mais detalhamento e a conclusão é realmente uma conclusão de verdade, curtinha. Mas é minha orientação apenas.

E vamos em frente sem estresse: promoção rolando

E se eu não sei nada do tema? como vou dar a bendita proposta de intervenção?

Anúncios

2 respostas em “A proposta de intervenção vai na conclusão?

  1. oi professora, eu vi seu comentário no facebook, a minha professora do cursinh também fala a mesma coisa, que não tem que por as soluções na conclusão, o, pessoal viaja rsss… é que tem uns professores que ficam pondo pânico na gente! To seguindo vc, vlw!!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s