Como eu sei se a palavra é clichê?

Eu acho engraçado que muitos sites de orientação para quem quer escrever melhor alertam para não se usar clichê.

Eu acho engraçado porque o clichê é sorrateiro… você nem nota mas está entrando em muitos clichês achando que está até usando uma linguagem elegante! Clichê é uma palavra (ou expressão) que de repente passou a ser usada em todo canto, por todo mundo. Aí é que está o problema: sempre há palavras que viram moda, expressões que os professores (sei lá por que) forçam os alunos a usarem nas redações…

Por exemplo, eu estou cansada de ver aluno começar a frase com um “Nesse contexto”, ou “a questão das drogas/da intolerância/da falta de água” (tudo virou questão!), ou “ademais”…, ou “corpo social”, a “questão da [nome do problema] no Brasil”, “a persistência do problema X no Brasil”… e eu não aguento mais ler “medidas são necessárias para solucionar o impasse“…

Já percebeu?

Os clichês nascem assim: de tanto usar vira clichê!

Realmente é ruim ler toda hora a mesma expressão, mas pode ser que você precise usar um, porque as palavras servem para serem usadas – não existe a certa nem a errada. Você só vai saber usar a palavra na hora certa se tiver treino, não funciona perguntar para um professor se a palavra que você quer usar é clichê, ok?

(Clichê é a mesma coisa de lugar-comum, que é a mesma coisa que chavão)

 

Ei! Tem promoção aqui!

Aqui tem curso com desbloqueio a partir de R$ 29 por aula!

Uma resposta em “Como eu sei se a palavra é clichê?

  1. Pingback: blog do curso Escrevacerto

Deixe um comentário

