Redação 1000 do Enem com uns probleminhas…

A redação abaixo ganhou nota 1000 no Enem, e pertence a um aluno de 16 anos. Vou mostrar algumas falhas e também algo positivo nela. 

Em vermelho você vê falha de concordância, de coesão em azul (perda de paralelismo), termo inadequado em verde. Também observe a quantidade de  detalhes em travessão! Eu contei 7. É importante lembrar que o travessão pode sim ser usado em lugar de vírgula, mas ele reduz a importância do trecho! 

Com relação à conclusão, acho que foi incoerente, você não acha? Imaginar que educando a criança quanto ao consumo consciente ela vai crescer e virar um adulto que cumpre suas responsabilidades de cidadão é muita coisa, né? Para cumprir as responsabilidades de cidadão há muita coisa aí no meio… E não dá também para imaginar que a nação vai se desenvolver se as crianças forem educadas a consumirem conscientemente, concorda? 😦 

Mas o aspecto bom a ser destacado é que o aluno não teve medo de mencionar um dado que estava na proposta.

 

            Muito se discute acerca dos limites que devem ser impostos à publicidade e propaganda no Brasil – sobretudo em relação ao público infantil. Com o advento do meio técnico-científico informacional, as crianças são inseridas de maneira cada vez mais precoce ao consumismo imposto por uma economia capitalista globalizada – a qual preconiza flexibilidade de produção, adequando-se às mais diversas demandas. Faz-se necessário, portanto, uma preparação específica voltada para esse jovem público, a fim de tornar tal transição saudável e gerar futuros consumidores conscientes.

            Um aspecto a ser considerado remete à evolução tecnológica vivenciada nas últimas décadas. Os carrinhos e bonecas deram lugar aos “smartphones”, videogames e outros aparatos que revolucionaram a infância das atuais gerações. Logo, tornou-se essencial a produção de um marketing voltado especialmente para esse consumidor mirim – objetivando cativá-lo por meio de músicas, personagens e outras estratégias persuasivas. Tal fator é corroborado com a criação de programas e até mesmo canais voltados para crianças (como Disney, Cartoon Network e Discovery Kids), expandindo o conceito de Indústria Cultural (defendido por filósofos como Theodor Adorno) – o qual aborda o uso dos meios de comunicação de massa com fins propagandísticos.

             Somado a isso, o impasse entre organizações protetoras dos direitos das crianças e os grandes núcleos empresariais fomenta ainda mais essa pertinente discussão. No Brasil, vigoram os acordos isolados com o Poder Público – sem a existência de leis específicas. Recentemente, a Conanda (Comissão Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente) emitiu resolução condenando a publicidade direcionada ao público infantil, provocando o repúdio de empresários e propagandistas – que não reconhecem autoridade dessa instituição para atuar sobre o mercado. Diante desses posicionamentos antagônicos, o debate persiste.

             Com o intuito de melhor adequar os “consumidores do futuro” a essa realidade, e não apenas almejar o lucro, é preciso prepará-los para absorver as muitas informações. Isso pode ser obtido por meio de campanhas promovidas pelo Poder Público nas escolas (com atividades lúdicas e conscientizadoras) e na mídia (TV, rádio, jornais impressos, internet), bem como a criação de uma legislação específica sobre marketing infantil no Brasil – fiscalizando empresas (prevenindo possíveis abusos) – além de orientação aos pais para que melhor lidem com o impulso de consumo dos filhos (tornando as crianças conscientes de suas reais necessidades). Dessa forma, os consumidores da próxima geração estarão prontos para cumprirem suas responsabilidades quanto cidadãos brasileiros (preocupados também com o próximo) e será promovido o desenvolvimento da nação.

Curso de redação com efeito rápido garantido, só comigo!

Anúncios

4 respostas em “Redação 1000 do Enem com uns probleminhas…

  1. Professora, eu demoro muito para fazer a redação, principalmente para começar. Eu já aprendi uns esquemas com uum professor, você acha que se eu fizer um esquema vai melhorando? até agora não senti melhora. Obrigado!

    Curtir

    • oi Nori, o que eu posso te garantir é que NENHUM bloqueio cede só com uma técnica que você aprenda. Eu também ensino técnicas para meus alunos, mas eu preciso ficar ali do lado dele ou mandar áudios (se é aluno virtual) até ele superar o bloqueio. O meu áudio de desbloqueio dá um belo empurrão mas tem alunos que parece que ouvem uma voz exigindo que eles façam a redação do jeito antigo e… aí precisa de algum apoio de um professor mesmo. Os esquemas funcionam bem na escola, pelo que tenho visto, e com pessoas sem bloqueios. Mas também depende do seu tipo de bloqueio! Mais dúvidas? Escreva direto no escrevacerto@hotmail.com

      Curtir

  2. Professora, e qual seria a maneira correta? Principalmente no tal erro de concordância, que não consigo vê-lo. Agradeço a atenção!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s