Tenho que falar de tudo que tá na introdução?

“Tenho que pôr na argumentação tudo que eu  escrevi na introdução?”

Você já se perguntou isso, não é? Eu sei que já…

Veja: a sua redação vai explicar  a sua posição sobre o assunto. Sua argumentação só tem que comentar sobre sua posição, que é a sua tese. Se você citou alguma outra coisa lá em cima – fatores, frase de famoso, casos, itens… etc – além da tese, isso não faz parte da tese, e não precisa se preocupar em ficar repetindo nada disso na argumentação.

Preocupe-se só  com a tese, ok?

Vou mostrar a introdução de uma redação de uma concurseira que passou por aqui:

A desigualdade social vivenciada no Brasil tem raízes na falta de reforma agrária, na distribuição de renda desigual e principalmente na educação de má qualidade. O governo federal tem programas que promovem a inclusão social, mas que precisariam ser mais voltados à qualidade do ensino. 

Como vocês veem, a educação é o que ela ia falar em detalhes na argumentação, correto? Sim, ela também    mencionou a reforma agrária e a desigualdade de renda, você viu; mas a tese dela (que é a última frase) já “fechou” completamente o posicionamento dela em “educação”, então o leitor sabe que os outros itens mencionados ficarão para uma próxima vez… não farão parte da argumentação.

Também por isso eu sempre falo para vocês não enrolarem nem enfeitarem a introdução – enfeites não vão dar nenhum pontinho a mais.

Promoção!   Promoção!

Faça o único curso de redação com desbloqueio!

 

2 respostas em “Tenho que falar de tudo que tá na introdução?

  1. tudo bem professora? eu acho que já perdi este ano, então eu queria começar a aprender redação pra 2017, e meu problema é exatamente a introdução; eu fico travado nela e acabou!!
    vou fazer enem pra medicina. eu fazia cursinho mas agora estudo sozinho. Quais são seus preços?

    Curtir

Deixe um comentário

