Como os corretores corrigem nossas redações?

Todo candidato de vestibular tem curiosidade sobre como as redações serão corrigidas pela banca. Eu noto que eles fazem uma ideia melhor do que a realidade 😀

Por exemplo, um relato de uma corretora do Enem em 2013 revelou que ela corrigia uma média de 110 redações por dia. Isso significa que se ela trabalhou todo dia das 8h às 18h, corrigiu 3,5 redações a cada 15 minutos! 😮

Isso é confirmado por um corretor que dizia que uma redação era corrigida em 2 ou 3 minutos no Enem…  está neste link

Ele também diz que era orientado a dar 1000 a redações que valiam 600!

E este professor aqui era corretor do Enem, e confirma isso, veja.

Uma decepção talvez…

(Quando eu avalio as redações dos meus alunos levo em média 1 hora… só para comparar)

Uma outra decepção é saber que em 2013 cada redação corrigida rendia R$ 1,90 para o corretor.

E isso é bem  semelhante em outras bancas, a partir do que tenho ouvido de corretores conhecidos. O que pode melhorar a qualidade da correção é a existência de mais corretores para uma mesma redação, mas isso supõe um valor de inscrição mais alto.

Bem, eu quis tirar algumas ilusões sobre as correções das bancas. Se eu dou uma nota 7 para um aluno, é bem provável que ele tire 8 no vestibular. 😉

Fique tranquilo, aqui não tem video-aula – a gente vai é direto na sua redação! E você vai escrever rapidinho dentro do tempo – duvida?!

 

Deixe um comentário

