Pode usar palavras em inglês na redação?

Como professora de português penso assim: eu vou avaliar o português do seu texto.

Por acaso também sou professora de inglês, mas não vou avaliar o inglês de uma redação em português, não faz sentido no caso do vestibular ou do concurso. Você não pode perder pontos numa prova que avalia seu português só porque errou uma palavra em inglês que tenha escrito ali.

Claro que você pode usar palavras de outros idiomas na sua prova de redação, desde que nós não tenhamos uma palavra em português que a traduza da melhor forma possível. Por exemplo, não precisamos usar “stress” na prova de redação porque já temos a palavra “estresse”;  já a palavra “marketing” não tem tradução, é usada dessa forma em português também, então ela pode aparecer na redação sem problemas.

Com relação ao latim, se você souber algumas palavras, pode incluir – é a língua mãe do português, e normalmente não temos tradução para esses termos mesmo.

 

Por falar em inglês, meu curso de inglês para provas te espera…

Promoção rolando!

Tá demorando pra fazer a redação? E você acha que no dia vai dar tudo certo? olha… não bobeie ein… eu resolvo isso num piscar de olhos!

Anúncios

4 respostas em “Pode usar palavras em inglês na redação?

  1. Ninguém é obrigado a usar palavras em outro idioma numa redação em português. Porém, se o fizer, tem que demonstrar que sabe seu significado e como escrevê-la corretamente. Portanto, a palavra tem que estar obrigatoriamente correta, tanto ortograficamente quanto em relação a sua inserção no contexto.

    Curtir

    • oi Elias, o professor que corrigirá a redação será de português, e não há como exigir dele que saiba corrigir em inglês também. Caso haja uma falha no inglês, não há critério que abarque esse tipo de falha, na correção. Para que o inglês também fosse corrigido nesse caso, deveria haver o critério “inglês culto” ou algo do tipo.
      Obrigada por passar por aqui!

      Curtir

    • Pode ser, mas usamos a palavra “marketing” no dia a dia, inclusive a imprensa e as faculdades a usam assim, em inglês, então não há como exigir isso de um aluno do ensino médio, por exemplo, nos vestibulares. A prova de redação é somente para verificar clareza de raciocínio, organização, e argumentos lógicos. Obrigada, Elias.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s