Aquela frase da Simone de Beauvoir

O parágrafo abaixo estava numa redação que tirou 1000 no Enem de 2015. Nela encontrei uma  falha de argumentação em vermelho. 

Essa frase usada no Enem – “Não se nasce mulher, torna-se mulher” – não significa o que parece… E como ficou muito famosa com o Enem, e como todos a interpretam sem ler o livro de onde foi retirada, vou esclarecê-la.

Se você leu o livro de Beauvoir (muito bom, aliás), entenderá que ela quis dizer o seguinte: mulher não é uma característica biológica, existe todo um contexto cultural que vai levá-la a funções, comportamentos, pensamentos que nós achamos que uma mulher deve ter. E isso leva tempo, o tempo da vida desse mulher.  “Mulher” é um ser que se enquadrou em características sócio-culturais, não é aquele serzinho que ao nascer tem certas características físicas.

Portanto o que a autora do parágrafo disse não contradizia a frase de Beauvoir, era até um reforço dela!

 

O Brasil ainda não conseguiu se desprender das amarras da sociedade patriarcal. Isso se dá porque, ainda no século XXI, existe uma espécie de determinismo biológico em relação às mulheres. Contrariando a célebre frase de Simone de Beavouir “Não se nasce mulher, torna-se mulher”, a cultura brasileira, em grande parte, prega que o sexo feminino tem a função social de se submeter ao masculino, independentemente de seu convívio social, capaz de construir um ser como mulher livre. Dessa forma, os comportamentos violentos contra as mulheres são naturalizados, pois estavam dentro da construção social advinda da ditadura do patriarcado. Consequentemente, a punição para este tipo de agressão é dificultada pelos traços culturais existentes, e, assim, a liberdade para o ato é aumentada.

 

Promoção rolando sempre aqui!

Anúncios

Uma resposta em “Aquela frase da Simone de Beauvoir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s