Pode usar nós na redação?

Esse assunto rende…

Vamos lá de novo…

Uma internauta, vestibulanda, comentou “vi em alguns vídeos no YouTube os professores pedindo para não usar nós na redação, pois quando vc colocava nós, vc estava incluso na situação, implicitamente. Então, fiquei na dúvida sobre isso”.

Primeiro: dissertação não  proíbe nada. Tem sua posição sobre alguma coisa? Então é dissertação.

Segundo: parece que quem disse isso segue aquela bizarra regra que não sei de onde veio de que não se pode usar “eu” na redação. Já falei sobre isso, então não vou repetir.

Terceiro: quando se usa “eu” se está sendo pessoal; se você quiser ser impessoal, não use “eu”. Uma redação mais pessoal tem um envolvimento maior com o leitor, uma redação impessoal tem pouco ou nenhum envolvimento com o leitor. Você já deve ter notado isso; é uma escolha, e o organizador da prova pode decidir se naquela prova você deve ser impessoal ou pode ser pessoal. Não tem a ver com a dissertação, tem a ver com a escolha do organizador da prova, ok? E mais: essa decisão dele deve estar no edital, porque se não estiver você está livre para ser pessoal ou impessoal, como quiser. O organizador não pode cobrar o que não está no edital. No caso do Enem, a exigência é de impessoalidade, portanto não use “eu”, mas use normalmente “nós” se quiser, como nesta redação nota 1000.

Quarto: “nós” não é pessoal, porque se trata de um grupo; pessoal é quando você usa “eu”. Uma coisa não tem a ver com a outra.

 

Ou seja, “eu” tem um efeito, “nós” tem outro efeito, impessoalidade tem outro efeito… se o organizador não estabeleceu uma restrição, você está livre para escolher qual ficar melhor em seu texto. Não existe o certo e o errado, existe o que fica melhor.

 

 

Aulas a partir de R$ 29 com desbloqueio e tudo para vestibular

Aulas a partir de R$ 29 com desbloqueio e tudo  para concurso

4 respostas em “Pode usar nós na redação?

  1. olá, uma pessoa que fez seu curso me indicou voce, ela falou muito bem de voce . Eu preciso fazer um curso para o vestibular, estou prestanto engenharia da computação. Poderia ser nas férias de julho? Dá pra fazer o curso todo nas férias?

    Curtir

    • oi Neto, obrigada pelo contato. Quem será essa pessoa que me indicou pra vc? fiquei curiosa… bem, vc pode fazer o curso em julho – resta saber se os horários que sobraram vão servir -, mas fazer tudo de uma vez pode não garantir o mesmo resultado de fazer as aulas com intervalos. O cérebro não reage bem a sobrecarga. Vc não mora em São Paulo?

      Curtir

      • foi a mãe de uma aluna sua , mas eu não sei quem é, foi minha mãe que conversou com ela. Então , eu queria fazer o máximo de aulas que der em julho, eu moro em Taboão da Serra e em julho eu posso ir mais vezes para São Paulo.

        Curtir

        • Ok, Neto, vou enviar para seu email os horários que ainda restam em julho. Vamos fazer o máximo!
          Depois vc pode continuar por email, com o curso virtual, só pra aperfeiçoar.

          Curtir

Deixe um comentário

