Vai passar a vida inteira sem usar “cujo”?

Vou te dar um macete para você ver se sua frase com “cujo” está correta.

Veja esta frase:

Morei numa cidade cujas casas eram todas de madeira.

É possível dizer “cidade TEM casas”. Para isso eu usei as palavras que estavam ao rdor de “cujas”.

Se eu posso dizer que uma coisa TEM a outra, então essa frase fica perfeita com “cujas”!

 

Agora saiba que o “cujo” não pode ser substituído por nada! Não adianta usar um “que” no lugar porque está errado! Por exemplo, dói nos ouvidos dizer

nao

Morei numa cidade que as casas eram todas de madeira.

Não fale assim, ok?nao2

O treino para usar “cujo” você tem em todos os meus cursos:

a promoção que tá rolando não te agrada?

redação para vestibular

redação para concurso

português para  a Fuvest/Unicamp/Unesp/Unifesp

português para concursos

2 respostas em “Vai passar a vida inteira sem usar “cujo”?

  1. socorro eu estou desesperada!!! eu vou prestar ENEM, tenho visto video aulas e agora fiquei com mais dúvidas ainda!!! Não ta me ajudando! vi um professor que tem um video que ele fala pra por a proposta na conclusão, e você fala que não… como eu sei o que é correto????

    Curtir

    • calma, respira Marina! Dá tempo até o Enem deste ano! Mas tá na hora de você começar a treinar sua redação em vez de ir atrás de video aula! Blablabla, minha cara, não te ajuda em nada na escrita. Nada nada. Deixe isso pros seus concorrentes. Se video aula resolvesse… seria bom! Eu tenho um blog sobre a proposta de intervenção . O Enem não exige que ela fique na conclusão, então ponha na argumentação, que fica muito mais detalhado. Beijão, fui!

      Curtir

Deixe um comentário

