Estrutura cristalizada

Hoje eu conto um causo sobre meu aluno Bruno, tentando medicina.

A redação dele tem uma característica chamada estrutura cristalizada. Em outras palavras, ele sempre escreve redações que parecem carimbos! Sempre com 2 parágrafos de argumentação. Sempre. Isso mostra que ele não está suficientemente solto ainda, que está muito preocupado com a forma da redação (número de linhas, palavras bonitas, número de parágrafos, citação de filósofos etc). Se você me segue, já viu muito muito posts aqui sobre isso – a forma da redação é  de somenos importância, e não existem regras desse tipo.

 

O caminho para alunos que ainda têm essas  redações “certinhas” é passar por um desbloqueio para que a personalidade dele apareça na redação.

Aí sim ele vai parar de pensar no formato da redação e vai se preocupar com aquilo que traz pontos: a ideia!

 

A redação vai bem né? Olha… falta pouco ein…

O meu curso de inglês para provas você já conhece?

PROMOÇÃO!

2 respostas em “Estrutura cristalizada

  1. olá professora, sou Madalena, mãe de uma vestibulanda de direito. Eu gostaria de ter encontrado seu blog antes! Minha filha vai tentar pela terceira vez a faculdade, e ela quer a USP. Ela vai bem em todas as matérias. Inclusive vai bem em redação também mas quando chega na prova ela não consegue fazer no tempo estabelecido e a nota fica muito baixa. Não sabemos mais o que fazer, ela já fez muitas dessas correções pela internet, mas sinceramente não ajudou em nada, porque as notas são sempre altas, mas no dia ela simplesmente não consegue fazer dentro do tempo.
    Como poderíamos fazer? Eu estou em São Paulo, na região do Itaim Bibi. aguardo sua resposta.

    Curtir

    • oi Madalena, obrigada pelo comentário, você escreve muito bem! ;). É super comum o aluno escrever muito bem e não conseguir fazer a redação no tempo da prova! As “correções” que sua filha recebeu são boas para quem já escreve bem, mas não resolvem problemas como o da sua filha. O bom é que não demora muito para que ela consiga escrever dentro do tempo, rapidinho! Atendo o Itaim Bibi, vou enviar no seu email os detalhes e os horários livres no momento! Abração!

      Curtir

Deixe um comentário

