“Tosco” é palavra coloquial, né?

Fiz minha aluna rir quando eu disse que numa certa época se faziam esculturas toscas.

Ela riu porque ela nem imaginava que a palavra “tosca” não nasceu como gíria! Não é uma palavra nova, da geração jovem!

Ela só conhecia o sentido coloquial de “tosca”, e eu lhe apresentei o sentido que faz parte da linguagem culta! Um objeto tosco é um objeto sem acabamento, rústico! Aliás… você  mesmo aí, que está me lendo, pode já ter feito muitas redações toscas!

Portanto “tosco” pode ser coloquial demais para pôr na redação, mas “tosco” também é uma palavra culta para se pôr na redação! Depende do que você quer dizer.

Sabe onde estão seus concorrentes? Aqui… são meus alunos! 😀

Ainda está bloqueado pra escrever? Mas você não conhece me curso?

Tem PROMOÇÃO aqui!

2 respostas em ““Tosco” é palavra coloquial, né?

  1. professora, li quase todo o seu blog em dois dias, e gostei muito. Parece que a senhora vê a redação de uma forma mais viva.
    Meu caçula tem 15 anos e estuda numa escola particular em Curitiba. Não sei se sou um cara chato, mas o que eu sempre noto é que eles treinam redação para nada. Meu filho por exemplo andou aprendendo carta e não usou para coisa nenhuma, ele não escreveu carta de verdade para ninguém, nem para nenhum órgão. Creio que conhece aquela menina catarinense que tem o Diário de Classe? Ela é um exemplo do poder de uma escrita. Mas parece que as escolas estão cegas para isso e os pais também não percebem nada, achamos que se temos celulares estamos na Era da Comunicação! Uma pobreza!
    Vou segui-la, e assim que possível meu filho será seu aluno!

    Curtir

    • olá Jose Roberto, obrigada pela sua mensagem! Que bom que encontrei alguém que pensa como eu!! É bem assim mesmo… a escola “prepara” o jovem para a vida, o trabalho… só que não né? ehehehehh… a preparação é só para fazer provas mesmo, porque os jovens não têm interesse em se comunicar realmente, essa garota do Diário de Classe é um caso raro e eu a sigo no facebook, inclusive! Essa sim escreve para quem ela quer, ela está na Era da Comunicação! Volte sempre!

      Curtir

Deixe um comentário

