Uma aluna vestibulanda “mais velha”

Eu já contei em outro post sobre o número de vestibulandos “mais velhos” que estão chegando aos vestibulares, que estão nos cursinhos pré-vestibulares… as faculdades já estão vendo gente mais velha sentada nas carteiras!

Ao contrário do que muita gente pode pensar, eles não são  concorrentes fracos  de maneira nenhuma! Normalmente eles não têm a ansiedade dos mais jovens, o que ajuda demais no aprendizado, por exemplo.

Eu tive em 2005 uma aluna médica que veio do Piauí para São Paulo para sua residência e por aqui ficou. A medicina foi uma escolha um tanto quanto automática para ela, que era uma aluna com notas altas no ensino médio. Num caso assim nós sabemos que existe uma pressão, em casa ou entre colegas na escola, para que o aluno escolha um curso superior no qual seja mais difícil entrar ou que tenha um certo status. Não é verdade? Isso não tem nenhum nexo, e costuma não dar boa coisa…

Esta minha aluna, já médica, me contou que a pressão sobre ela era para prestar medicina. E ela prestou, e passou na UFPI com 17 anos!

Formou-se em medicina afinal, e trabalhava na área quando resolveu dar voz ao que vinha de dentro dela – a filosofia. Sofreu uma pressão (outra!) desta vez dos colegas, que diziam ser ela louca. Mas ela foi durona e tentou somente a USP, sem passar por cursinho!

Um dia ela me chamou para melhorar a redação também. Suas redações até hoje são mostradas a meus alunos como exemplares! Redações soltas, envolventes, cheias de personalidade, até porque ela não tinha passado pela massificação dos cursinhos! Parecem redações de escritor! Nós fizemos adaptações para o tempo da prova, para o tamanho da folha, e observamos o efeito de certas falas para ficarem como ela queria.

Ela passou em filosofia na primeira lista, e hoje a Dircilene é uma médica pós-graduada em filosofia!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s