Redação para quem tem déficit de atenção

Eu tenho uma nova aluna, mineira. Ela é vestibulanda de medicina (quanto vestibulando de medicina, meu Deus!) e faz as aulas por skype.

O caso dela é de TDAH – o falado déficit de atenção. Os alunos que tenho tido com esse diagnóstico têm a seguinte característica: têm a cabedeficitça cheia de ideias, todas muito boas, e passam de uma ideia para outra num piscar de olhos, por isso não conseguem ter o tal do foco.

 

Se eu não disse antes, digo agora: a redação de provas precisa de foco. Isso porque você vai ter 30 linhas para contar ao corretor o que pensa do caso, então não dá para perder tempo nem espaço.

O treino de foco é para todos os alunos do meu curso, apenas que quem é diagnosticado com TDAH precisa de mais treino. É um treino que varia um pouco de aluno para aluno, mas geralmente eu ajudo o aluno a não tergiversar enquanto fala (não se deve pedir nada escrito de imediato ao aluno com esse transtorno), já que a escrita vem da fala. Ele vai acostumando a manter o foco. Eu disse que isso varia de aluno para aluno porque o nível de perda de foco é variado – tenho outra aluna, também vestibulanda de medicina, que, por exemplo, não pode ter aulas em lugar aberto porque ela se distrai com absolutamente tudo.

Em seguida em algum momento o aluno vai ter de escrever as ideias, e nessa hora começa um trabalho de foco na escrita. A intenção é mostrar a ele uma “foto” do cérebro dele pensando; a partir daí ele vai conseguir aos poucos escolher um foco na escrita e segui-lo.

Eu contei como costuma ser o treino para alunos com TDAH porque receio que pais e alunos com TDAH fiquem desesperançosos com as dificuldades destes na escrita. Inclusive, como vocês viram, dá para fazer o curso à distância.

Mas tenho que lembrar que não costuma ser um treino com resultado rápido. Pode levar bem mais que o tempo normal de um curso (3 meses) –  não deixe para a última hora.

 

obs.: eu não sou psicóloga, portanto meu relato acima é baseado em alunos que chegam com esse diagnóstico. Tenho a impressão de que o diagnóstico de TDAH pode envolver desde problemas neurológicos tratados apenas com  medicamentos, até problemas de distração extrema.

 

Acho que minha PROMOÇÃO pode te ajudar…

Bloqueio pra começar a redação? Este áudio resolve!

Deixe um comentário

