Como eu sei se uma palavra é coloquial?

É complicado decidir se uma palavra é coloquial ou formal né?

Para alunos de ensino médio é difícil por falta de treino na escola (fala sério… 1 aula de redação por semana e olha lá!). Imagine que uma aluna minha trouxe sua redação para a aula e me perguntou “coceira é coloquial”?coceira

O que ela quis saber é se a palavra “coceira” é coloquial. Ela tinha medo que fosse porque ela usou na redação…

 

Sinceramente, parece que meus alunos não viveram no Brasil até agora… vieram de outro planeta 😦  Eles não têm a percepção se uma palavra é coloquial ou não! Uma pessoa que domina o português como língua nativa não tem dúvidas sobre isso!

Bem, mas eu ensinei minha aluna como saber se uma palavra é coloquial e não fica bem na redação, e vou mostrar pra você como foi. Imagine que você esteja com coceira. E imagine que você está num  hospital para ser examinado(a) sobre essa coceira… Você entra no consultório e lá está um médico, de uns 50 anos, muito sério. Pela cara dele ele não é muito de conversa… Você não o conhece. Como você diz a ele o que você tem?

a) doutor, tenho um prurido…

b) doutor, tenho um comichão…

c) doutor, tenho uma coceira…

Se você escolheu a letra C, acertou! A palavra “coceira” pode ser usada tranquilamente numa situação formal, mas ela também  pode ser usada num batepapo com um amigo. Quando isso acontece, a palavra não é  coloquial, pode usar na redação!

Se você escolheu a letra B errou! “comichão” é termo coloquial, pra você usar com aquele seu colega super amigão! Se é coloquial, então não vai ser bom usar  com aquele indivíduo que você não conhece e que já mostrou que não é muito de conversa.

Se você usou escolheu a letra A, acertou também! Mas esse termo vai fazer o médico desconfiar de que você também é médico, porque é uma palavra técnica, da área dele (e não é coloquial, claro).

 

Agora você  me pergunta “mas como eu vou saber isso?”. Bem… isso depende do que você viveu até hoje usando o português. É bastante automático, para quem nasceu falando português, perceber essa nuance…

 

Eu tenho promoção, aqui venha ver

Aulas teóricas gratuitas para o primeiro passo da redação! Para vestibular e para concurso

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s