Gente que sabe escrever mas não escreve

Lembro-me de uma aluna que escrevia muito bem. Uma vez ela me disse que não gostava de um site específico, achava-o difícil de ser navegado… e eu repentinamente disse “escreve pra eles!”. A aluna disse “eu?! eu não!”. Estranho… ela sabia escrever tão bem, e a opinião dela seria tão importante para os responsáveis pelos site… Como pode um aluno ter curso específico de redação, ter internet à mão, e não escrever um mísero email!?

Para que ela estava treinando  redação, então? 😮

E isso se repete com frequência. Quando eu digo naturalmente que preciso avisar a prefeitura sobre um buraco que abriu numa rua onde passo, eles me olham com tanta admiração! E quando eu digo que mandei uma carta para um vereador pedindo um abrigo de ônibus aqui no meu bairro!! Eles ficam mudos! Sim, eles têm até internet (têm celular, tablet, pc etc), mas… não passa pela cabeça deles que eles possam se comunicar!!!  Como pode?

Já tenho alunos que não enviam emails! Tenho alunos que nunca enviaram nem receberam carta! Como pode?

E ainda vêm me dizer nas redações que estamos na Era da Comunicação, que podemos nos comunicar fácil e rapidamente com o mundo todo e blablabla…

Medo de se comunicar?! Justo agora que temos tantas formas de fazer isso!

 

E quando treinamos para provas como a da Unicamp e a UFPR precisamos ensinar ao aluno como é uma carta! Já pensou isso!? Que coisa moderna, não?

Ah… não dá… não vejo esses jovens na Era da Comunicação. Talvez num futuro próximo eles a adentrem, mas, por enquanto, não se comunicam, mesmo fazendo cursos de redação.

(se você souber por que eles não têm interesse em se comunicar, conte aqui abaixo)

Uma resposta em “Gente que sabe escrever mas não escreve

Deixe um comentário

