Erro de redação que você não percebe

Vou mostrar aqui uma falha que muito provavelmente existe em suas redações (se você não é do tipo que escreve desde sempre).
Leia estes trechos de um vestibulando:

“…Dessa maneira, é possível estabelecer uma comparação quando o assunto em pauta é a superlotação dos presídios no Brasil, pois deixam seus respectivos alvos ociosos. Ocasionando dilemas tais como a falta de bem estar dos seres que habitam a prisão e de alternativas para conter a prisão dos indivíduos.”

“… Em adição, é fundamental que o poder Legislativos ofereça outros tipos de pena para crimes considerados leves como ajuda comunitária para que iniba a superlotação dos presídios e ofereçam a oportunidade de o indivíduo se redimir perante a sociedade. Dessa forma, fazendo com que a Nação brasileira saia da inércia que foi proposta e comece a fazer progresso.”

E então? Percebeu?
Em ambos os parágrafos, o período final estava totalmente sem sentido. Sim… sem sentido! Inutilizado!
Por exemplo, chegue para alguém e diga “Ocasionando dilemas tais como a falta de bem estar dos seres que habitam a prisão e de alternativas para conter a prisão dos indivíduos.”. Qual você acha que será a reação do seu interlocutor? Ele vai ficar esperando o resto da frase!obama

Chegue para alguém e diga “Dessa forma, fazendo com que a Nação brasileira saia da inércia que foi proposta e comece a fazer progresso”. Ele também vai ficar esperando o resto da frase!

 

 

Se você não está notando falha nenhuma é porque você não lê em voz alta. Leia em voz alta e obedeça aquele ponto ali antes da frase.
Para essas frases terem sentido, elas não podem ter um ponto ali antes delas porque elas começam com gerúndio, e o gerúndio indica que a frase está subordinada a alguma outra, que pode vir antes ou depois. Nos parágrafos acima não tinha nenhuma frase depois, concorda? Então… certamente essas frases que estava inutilizadas não poderiam vir depois de ponto e sim depois de vírgula!

Se você lê em voz alta (murmurar não adianta) e mesmo assim não vê nada de errado, veja neste post aqui como se lê (olha isso! Preciso ensinar como se lê!) pontos e vírgulas!

Enfim, você acabou de ver pra onde vão seus preciosos pontos na correção do vestibular, e você nunca entende por quê!

 

Pare de procuras dicas e segredos para a redação do Enem! Tem falhas aí que você nem imaginava!

 

Venha ver as falhas que você não enxerga na sua redação!

PROMOÇÃO!

Inglês pra prova!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s