Problema nos parágrafos de desenvolvimento

Vamos ver mais uma falha de pontuação bem comum, em redações de quem está começando a treinar. Estes parágrafos aqui têm a mesma falha e estavam nessa sequência no texto original, de um vestibulando do Enem… descubra:

        “Relativo às alusões que estes anúncios criam através de propagandas persuasivas, podemos pontuar a de que qualquer criança pode levar a vida dos personagens de desenho, como dizem algumas propagandas de Fast Food, como o Mc Donalds, que em troca de seus alimentos oferecem às crianças brindes que garantem uma maior proximidade com seus super-heróis.

         Vale também ressaltar que o interesse em adquirir esses prêmios oferecidos gera a eles um objetivo de consumo incalculável, que só é suprido através de compras e mais compras, fazendo com que as empresas lucrem cada vez mais com suas propagandas e que os pais se tornem meros fantoches financeiros do mercado de vendas.”

Descobriu?

Bem, você deve ter notado que os parágrafos eram formados de apenas UMA frase! UM período! Só havia um ponto final – no final do parágrafo!

Se você ler em voz alta, vai conseguir ler tudo sem problemas, porque os parágrafos nem eram longos. E existem parágrafos com uma frase só, você mesmo(a) já leu muitos! De qualquer forma, é bom lembrar uma coisinha…: um parágrafo feito por uma única frase, tudo bem, mas, se todos os parágrafos do texto são assim, a sensação é de que o autor não conseguia desenvolver o que dizia, não conseguia detalhar. Para detalhar você tem que, obrigatoriamente, dar uma paradinha o quanto antes, fazer uma frase inicial, colocar um ponto, e em seguida detalhar o quanto você quiser. Veja como ficariam os parágrafos desse aluno usando essa primeira frase do parágrafo (ela se chama tópico frasal):

  “Relativo às alusões que estes anúncios criam através de propagandas persuasivas, podemos pontuar a de que qualquer criança pode levar a vida dos personagens de desenho. É como dizem algumas propagandas de Fast Food, como o Mc Donalds, que em troca de seus alimentos oferecem às crianças brindes que garantem uma maior proximidade com seus super-heróis.

         Vale também ressaltar que o interesse em adquirir esses prêmios oferecidos gera a eles um objetivo de consumo incalculável. Ele só é suprido através de compras e mais compras, fazendo com que as empresas lucrem cada vez mais com suas propagandas e que os pais se tornem meros fantoches financeiros do mercado de vendas.”

Prontinho, o parágrafo ficou mais simpático ao leitor, parece que fica mais tranquilo de ser lido, e até daria para aumentá-lo mais, se fosse o caso! Períodos permitem que você detalhe o quanto quiser em seu parágrafo sem medo de ficar cansativo de ler!

Vamos à PROMOÇÃO!

Ou… vamos ao curso

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