Existe tema mais difícil e tema mais fácil?

Eu não creio que existam temas difíceis ou fáceis, do ponto de vista absoluto, entende?

Difícil e fácil não se aplica a temas.

Eu vejo que há temas que parecem difíceis quando eu os dou para meus alunos, mas que eles não acham difíceis, e vice-versa. Eu noto que há temas com textos de apoio mais intrincados, escritos numa linguagem que não é familiar aos candidatos… e a impressão é que o tema em si é difícil, mas não é o tema, é o texto de apoio!

Geralmente os alunos com pouco treino acham que temas bastante presentes na mídia são fáceis. Eles têm essa sensação porque ouvem falar muito desses temas. Mas eu já vi aluno meu reclamar muito da dificuldade de escrever sobre a legalização ou não das drogas! São tantas coisas para se escrever que eles não sabem por onde começar, escrevem e apagam sem parar, estouram o tempo e no fim não fica como eles queriam.

 

No caso dos vestibulandos, eu posso até reconhecer que temas mais intimistas, como aqueles que perguntam ao candidato diretamente como ele se define, como ele foi educado, enfim, dão mais dificuldades – pouco se estimula  a criança e o adolescente a falar de seus sentimentos, de sua intimidade… então uma pergunta simples como “como você define sua geração”* é motivo para sentir um geladinho na espinha na hora da prova. Mas não deveria… não é um tema difícil, é uma dificuldade do aluno.

 

Você concorda? Não?!

 

* foi uma prova antiga da Fuvest

 

***

Redação para vestibular com desbloqueio para escrever rápido

Redação para concurso com desbloqueio para escrever rápido

Deixe um comentário

