“Não consigo argumentar…”

Dúvida do internauta George, da BA – ele diz que não consegue argumentar direito.

O que é argumentar?

Quando uma criança diz “Eu gosto de ficar com a minha avó!”, ela deve estar se baseando em alguns motivos para gostar disso… ela deve ter argumentos para ter essa posição. Quando alguém perguntar a ela “Por que você gosta?”, ela pode responder de muitas formas… pode responder assim: “Porque ela é boazinha”, ou “Porque ela faz bolo”… São os argumentos dela.

Você também já observou que muitas vezes as crianças respondem “Porque sim”, ou “Porque não”. Isso acontece porque argumentação é uma habilidade que vai melhorando com o tempo: crianças não têm muito essa habilidade, é normal.

Mas adultos têm!

Você consegue argumentar, disso eu tenho certeza! Se você diz que não consegue, pode estar havendo outros problemas que te dão essa impressão.

  1. você está tentando argumentar uma posição que não é verdadeira. Por exemplo, você afirma que “A redução da maioridade vai resolver o problema de criminalidade no país”, mas no fundo você não acha isso… e aí… você não vai conseguir mesmo argumentar! Então dê uma olhada se sua tese veio do coração mesmo, se é você que está nela.
  2. você está achando que argumentar é falar coisas muito difíceis, teorias… Argumentar é algo que se baseia em dar explicações, só isso. Você pode dar exemplos para explicar, você pode comparar casos para explicar, você pode fazer o que você quiser desde que você se explique! Sim, você também pode explicar só com teorias, mas isso eu considero mais difícil para quem tem pouco treino, porque pode não ficar 100% claro. Eu acho maravilhoso se você puder levar o leitor a coisas bem claras, do jeito que você falaria com ele pessoalmente.

 

Essas são as dificuldades costumeiras que te dão a sensação de que você não sabe argumentar. Mas você sabe; só  precisa treinar. Por isso que eu digo que sua tese precisa sair do seu coração – se você acha mesmo aquilo, você tem explicações fáceis pra dar!

 

Pra que um curso longo se aqui você melhora a redação rapidinho?

Sua redação vai bem né? Então conheça meu curso de inglês para provas – tem promoção lá!

2 respostas em ““Não consigo argumentar…”

  1. Boa tarde professora, li vários posts seus, mas este aqui eu acho que foi escrito para mim!!
    Eu estou prestando vestibular, estou num cursinho de São Paulo e já fiz 4 cursos de redação (você acredita????)!!!
    Apesar de eu fazer todos esses cursos de redação eu não gosto de nada do que eu escrevo na minha redação. Eu acho meus argumentos infantis, bobos mesmo, mas não sei o que escrever no lugar deles.
    Já aprendi muitas dicas, muitas mesmo! Todos os cursos que fiz foram bons mas eu não sei explicar o que acontece que na hora de fazer a redação eu acho que ela não fica boa. E não fica mesmo porque eu não tenho notas altas.
    O que pode estar faaltando pra mim?

    Curtir

    • Ah, Daniel, isso é história comum por aqui.
      O que acontece não tem a ver com você ter aprendido errado, tem a ver com você estar sendo extremamente exigente com você. Já vou adiantar que nada mesmo do que vc vai escrever vai ser simpático ao seu olhar. Eu não tenho como resolver isso pra você aqui, mas faça assim: comece a ler redações de alunos que foram aprovados. No site da Fuvest tem. Veja o que tem nas redações desse pessoal que você acha maravilhoso, perfeito, que você gostaria de ter na sua redação. Você vai ficar surpreso de ver que são coisas muito simples, que você lembraria certamente, fatos pessoais até! Não tem nada lá que seja superior à sua capacidade!
      Então você vai chegar à conclusão que você está exigindo demais de você. A redação é como você falando. Se você inventar uma outra personalidade pra escrever, a sua personalidade real não vai gostar mesmo. Você entendeu? Tenho alunos que chegam pra aula presencial já dizendo “fiz mas não ficou bom tá?”. E a redação está boa sim… Pra ficar melhor ainda você precisa ser você no papel, simples como você é. Hoje nós valorizamos simplicidade, não é? Nada como uma pessoa autêntica, com o jeito dela.
      Obrigada!

      Curtir

Deixe um comentário

