Músicas com trechos legais para pôr na redação

Um vestibulando da Fuvest, participante de um grupo no facebook, lançou a pergunta: “Tem alguma música brasileira com um trecho legal pra colocar em redações?”

confusoNão parece estranha a pergunta?

O aluno não sabe qual é o assunto da redação, não sabe quais textos serão fornecidos para apoio, mas já sabe que vai incluir uma certa frase nela! 😮

Se ele soubesse o pepino que está cultivando…

Essas ideias provêm do colégio, no colégio nós enfeitamos tudo, não é? Fazendo assim somos simpáticos para a professora e ganhamos uns pontinhos… Lá isso dá certo. Mas só lá.

No vestibular (e nos textos do nível superior) obviamente isso tem tudo para causar uma falha de coesão – ele precisa mostrar por que está incluindo aquele trecho de música, já que nada pode aparecer na redação só pra mostrar que você tem um repertório muito bom (qual corretor cai nessa?), nem para enfeitar. Por isso é mais seguro que tudo tenha origem no seu raciocínio mesmo – a partir do seu raciocínio aí você pode lembrar de alguma frase, quem sabe, uma música… mas isso é muito secundário. Sua posição acima de tudo!

Isso torna a redação mais difícil de ser escrita também. É fato: os alunos que escrevem com facilidade não decoram nada pronto. Será que esse aluno quer tornar a redação mais demorada?!

E… eu já disse antes que essas coisas artificiais não dão nenhum pontinho a mais. Se quiser usar alguma coisa que alguém disse ou escreveu, aproveite o que foi fornecido, aqueles textos, sabe? Aqueles que você geralmente faz de conta que não viu…

Aliás, eu já postei  por aqui aquela entrevista da coordenadora de redação da Fuvest – a mulher que monta a prova! Na entrevista ela deixa claro o que ela acha dessas frases de outras pessoas na sua redação – leia aqui: entrevista-profa-maria-thereza-rocco!

Como estão indo as correções de sua redação? 

Você é do tipo que demoooooora pra escrever tudo, né? Ou é?

E  esta promoção? Não seria legal pra você?

11 respostas em “Músicas com trechos legais para pôr na redação

    • oi Pedro, os cursos funcionam, cada um do seu jeito. Pode ser até que haja algum curso que não funcione, mas aí acho que depende mais do professor. É como curso de inglês: todos funcionam, não só os moderninhos! Antigamente os cursos de inglês não tinham vídeo, e mesmo assim funcionavam. Os de hoje têm efeito mais rápido, e são mais divertidos, essa é a diferença. Meu curso é um dos cursos de redação que existem, e tem um efeito mais rápido; mas eu compreendo que tem gente que prefere regras, mesmo que demore mais. Então escolha o que tem mais a ver com você.

      Curtir

  1. proffff que bom que te acheiiiiii!!!
    Quanto tempo que é sua aula? Minha história é a seguinte: eu estou no terceiro ano do cursinho pra medicina e já fiz outros cursos de redação só que eu não posso mais ficar uma tarde toda no cursinho, entende? O curso que eu fazia era 2 horas mais ou menos, e era meio longe. Eu preciso focar mais em outras matérias. Eu peguei seu blog de uma amiga minha que foi sua aluna no ano passado, posso ir no centro cultura;l Estou esperando sua resposta (tenho uns amigos que querem fazer o seu curso também)

    Curtir

    • oi Ivy, quem foi que te passou meu blog? estou curiosa…
      Meu curso tem aulas de no máximo 1 hora e 15 min, mas é raro alguém precisar de aulas assim longas, elas duram 45 minutos ou 1 hora só. Ivy, todo curso em grupo tem que ter aulas assim longas como as que vc fez, não tem jeito. Quando meu curso era em grupo elas tinham cerca de 2 horas e meia.
      Mas vc tem razão, Ivy, vc está correndo contra o tempo… não dá para perder uma tarde toda com uma “disciplina” só, ainda mais com a concorrência q vc tem!
      Se quiser, vc fará meu curso inesquecível no centro cultural – vou pedir pra vc escrever pro escrevacerto@hotmail.com

      Curtir

  2. professora, eu e umas amigas estamos precisando de um professor para ler nossas redações e dizer como melhorar. Nós estamos no cursinho mas o plantão de lá é horrível e o tempo está passando e é bem difícil conseguir um plantonista. A gente pode ir até o centro cultural.

    Curtir

  3. gostei do que vc escreveu prof. Eu cheguei a conclusão que como cursinho eu não vou conseguir fazer uma boa redação, queria fazer um curso seu, quanto é?

    Curtir

    • que bom q vc gostou! É, no cursinho é difícil você melhorar a redação mesmo, até porque eles demoram muito para devolver redações comentadas. Meu curso tem valores variados, Vinícius. Depende do curso que você escolher. O menor valor é de 29 reais a aula. Dá uma olhada aqui

      Curtir

Deixe um comentário

