Você já leu o edital da sua prova de redação?

Sempre há aqueles medos do tipo “no Enem pode fazer tal coisa?”, “a banca Cespe aceita tal coisa na redação?”, “a Fuvest gosta de tal coisa na redação?”.

Isso indica que os candidatos não sabem que as bancas examinadoras e organizadoras de provas só podem exigir o que está no edital/manual.

Na escola acontecia de um professor pedir algo que não tinha dado em aula, por engano ou de propósito (por motivações às vezes didáticas). Mas organizações como Fuvest, Enem, Cespe, Fundação Carlos Chagas, e faculdades particulares em geral não fariam isso. Não fariam porque isso pode render processos contra eles mesmos – o edital é um documento.

Por exemplo, você já deve ter percebido que as provas de redação de vestibular trazem a expressão “dissertação em prosa” ou “redação em prosa”, não é? Pois bem: isso pode ser motivado por casos como o de alunos que fizeram a redação em algum formato que não o de prosa… como uma poesia. E aí?

Aí o organizador do vestibular teve de aceitar, já que não havia qualquer detalhamento sobre isso no edital! O problema caía sobre os organizadores; por  isso eles são os primeiros interessados em deixar totalmente claro o que vai ser avaliado e exigido na prova de redação! E a partir disso passaram a incluir a palavra “prosa” nas provas.

Daí não haver razão para achar que o Enem não aceita o uso de primeira pessoa. O Enem não teria interesse em fazer “pegadinhas”… isso daria problemas para ele.

Daí também não haver razão para achar que a Cespe quer que todos os parágrafos sejam do mesmo tamanho. Isso não está no edital.

E por isso você pode começar a desconfiar dessa história de “segredos do Enem” ou “do que os corretores Cespe gostam”. Não tem segredo nenhum, não poderia ter: tudo tem que estar claro no edital, não existe segredo nenhum porque ninguém quer ter um processo nas costas. Segredo não pode existir em provas sérias.

 

Vejam quantos complicadores estão por aí – não os absorva!

 

Ainda dá tempo… vamos tirar seu bloqueio? 

Não quer aula grátis? Nem pela metade do preço? 😮

Vamos agilizar essa prova de inglês?

Anúncios

Uma resposta em “Você já leu o edital da sua prova de redação?

  1. Pingback: A proposta de intervenção vai na conclusão? | blog do curso Escrevacerto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s