Não entendo por que minha redação tem nota baixa…

Acabo de terminar a aula 1 de um vestibulando super envolvido. O tipo de aluno que já está com um pé na faculdade, e a melhor possível. Esse tipo de aluno costuma ser também um tanto tenso, ansioso. E ele é.

Está tentando Direito, pela segunda vez.

Ele me trouxe uma papelada imensa, todas redações que ele tinha feito sobre um sem-número de temas. Isso, na forma de ver dele, era um exercício maravilhoso de redação. Pelo que entendi, ele fazia parte de grupos de vestibulandos pela internet, e foi lá que ele recolheu temas pra fazer redação.

Eu também entendi que ele fez todas aquelas redações facilmente – ele não parecia bloqueado não!

Bem, ele me procurou para finalmente ter ideia de quanto ele tiraria naquelas redações todas.

Eu li duas na aula de 45 minutos (ele supunha que só precisaria aperfeiçoar a redação). E… as redações eram simplesmente relatos quase que jornalísticos de fatos de todo tipo. Eram redações perfeitas gramaticalmente, com ótimo vocabulário, cheio de verdades, mas… nada além disso. Ele não estava nas redações! 😮

Portanto não eram dissertações argumentativas, não havia argumentação!

Ele me contou que já tinha prestado Direito no ano retrasado, mas que não tinha passado – segundo ele – só  por causa da redação. E ele não conseguia entender o que não estava legal na redação dele! Afinal… ele escrevia tão bem.

Então, atenção: sua opinião, você, sua personalidade, sua indignação, sua alegria, seu envolvimento, sua emoção, seu ESTILO precisam estar na redação, ok? Você precisa estar na redação! Não faça uma sequência de parágrafos bonitinhos, enfeitados com frases de gente famosa, com fatos que todo mundo está careca de saber, se você vai se esconder, se você não tem coragem de dizer que importância aquilo tem pra você! Não vale a pena, sua redação não vai ter chance em faculdades concorridas (nas outras você tem chance).

Outro detalhe: você vai encontrar mil propostas de tema em sites de redação e em grupos, mas fazer mil temas não te garante nada! Seu corretor não vai dizer “poxa, como esse aluno sabe bastante desse tema! Vou dar uma bela nota…”. Ele é um professor de português, para ele o importância é sua clareza e sua coragem de ser você ali naquele tema!

Faça temas variados, mas só se você tiver algo a dizer, algo que venha do seu coração!

Agora meu aluno vai passar por um desbloqueio de estilo…

***

Confesse… como é sua aula de redação na escola? E no cursinho? Igual a esta?

Aulas grátis, aulas com descontão…

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