Pode usar “eu” e “nós” na redação?

Não existe (não existe) qualquer proibição do uso de primeira pessoa em dissertação.

Eu já tinha dito isso antes. Os vestibulandos estão confusos (concurseiros também, mas por sorte com menos frequência), e geralmente acreditam nessa lei, que ninguém nunca viu em livro nenhum!

O Enem exige uma redação impessoal, o que é um tanto vago porque numa redaçã argumentativa não dá para ser 100% impessoal, como eu já disse. Na minha interpretação, eles não aceitariam que você falasse de sua vida pessoal, de experiências suas, seria isso. Não tem a ver com formalidade, porque você já leu e vai ler na vida muitos textos que são formais e usam “eu” sem problemas. Quem usa “eu” está assumindo o que diz. Mas fique à vontade para usar “nós”, inclusive no Enem. É uma exigência dessa prova, especificamente, e é direito deles fazerem restrições; isso não é regra de dissertação. Não existe proibição de uso de “eu” em dissertações. A do Enem continua sendo uma dissertação, mas mais distante, mais fria.

No entanto… lá estão  professores de redação insistindo nesse absurdo em vídeo-aulas, em blogs, em sites, em salas de aula, em cursinhos…

Cito aqui meu colega de área, professor Gustavo Bernardo, Doutor da UERJ e pesquisador do CNPq. Ele também acha curiosa essa restrição que a escola faz do uso de primeira pessoa, veja:

“A restrição da escola  se torna mais grave quando (…) alerta-se o aluno de que ele não deve emitir “opiniões pessoais”. Como não fazê-lo, se o gênero de escrita predominante na escola é o dissertativo e a dissertação se define como “a defesa de uma opinião”? O que o aluno e toda a gente têm de aprender é a defender bem suas próprias opiniões. Inibir o uso da 1ª pessoa antes atrapalha do que ajuda a atender a este objetivo.”

Ele diz mais ainda, caso você queira ler… só clicar aqui

 

Parece-me até que na área científica já estão achando que não se pode usar primeira pessoa! Vejam o que diz este pesquisador!

 

E sobre o “nós” especificamente? Eu sou um exemplo vivo – sempre usei “nós” em redações de vestibular  e passei várias vezes assim.

 

Eu sei que é difícil acreditar quando já se aprendeu errado por tanto tempo, mas a minha função é ajudar os alunos, não atrapalhá-los, não deixá-los ansiosos. Vou insistir.

 

E essa história de adivinhar temas que podem cair, ein? 

É melhor um curso que tem redação na aula ou pra fazer em casa?

 

10 respostas em “Pode usar “eu” e “nós” na redação?

  1. Pingback: Não pode usar primeira pessoa na dissertação? Quem disse? | escrevacertoblog - quebrando o tabu da redação

  2. Pingback: escrevacertoblog - quebrando o tabu da redação

    • eu não sei, Pedro. Eu acredito que venha dos professores do ensino médio, porque eles sentem mais segurança de dar regras para poder corrigir as redações depois. Se eles não dão regras, o aluno fica mais livre e os professores têm medo pra corrigir os textos. Só isso me vem à cabeça. Mas mesmo assim seria um engano dos professores, porque as aulas de redação sem regras são bem mais gostosas! :/

      Curtir

  3. bom dia, falei com uma pessoa que está fazendo seu curso e ela me falou muito bem dele. este ano não estou fazendo cursinho porque não estava sendo produtivo, só está faltando uma ajuda na redação, que tipo de cursos voce teria?

    Curtido por 1 pessoa

  4. Nossa ! que incrível! Nunca ouvi falar sobre usar primeira pessoa do singular em redações dissertativas argumentativas. No entanto, aprendi que é tolerável utilizar a primeira do plural, mas com cautela e sem abusar deste “incrível poder de pessoalidade”. Neste sentido, deparei-me com um problemão e tive que fazer uma redação com o seguinte tema: “Como você se relaciona com a natureza?” . Suei frio, pois não há como ser impessoal falando de mim mesmo. Apesar disso, meu medo foi maior e acabei fazendo uma redação genérica. Assim, tudo que aprendi ao longo da vida de estudos impedia de usar a primeira pessoa(não tem como, está enraizado). usei apenas a primeira do plural na conclusão em meio a um texto impessoal sobre minha opinião…

    Curtir

    • Ô Nadiel, obrigada pelo comentário! Sabe que uma provável concorrente sua passou por aqui antes e comentou a mesma coisa e o mesmo medo?! Foi um comentário na página .
      Realmente vocês mesmos, candidatos, já notaram a falta de lógica nessa história… Como pode alguém perguntar como VOCÊ se relaciona com a natureza, e VOCÊ ser proibido de contar como VOCÊ se relaciona com a natureza 😮 ! Como você pode contar seu relacionamento com a natureza falando de forma genérica, se cada um de nós tem um relacionamento pessoal com a natureza?! É pra ficar louquinho né? Já viu meu outro post sobre esse drama que criaram na vida de vocês? http://wp.me/p3a8eV-56

      Curtir

Deixe um comentário

