Depois do “e” pode pôr vírgula?

Como vocês já sabem, meus cursos de redação não seguem regras, nada disso… mas sempre me perguntam se tem vírgula depois do “e”.

Então deixa eu explicar.

Não existe regra que diz se vai ou não vírgula depois do “e”, ok?

Tudo depende.

Veja só esta frase:

“O voo partiu no horário correto e chegamos de manhãzinha em BH”. 

Não usei vírgula, porque depois do “e” o sujeito que estava valendo era o mesmo da oração anterior, percebeu? Nesse caso não use vírgula.

Mas eu poderia ter escrito…

“O voo partiu no horário correto e, felizmente, chegamos de manhãzinha em BH”. 

E lá está uma vírgula depois do “e”! Essa vírgula depois do “e” não tem a ver com o “e”, tem a ver com o fato de que eu encaixei um trechinho, e quando você fizer  isso precisa avisar o início e o fim do encaixe com vírgulas! Esses encaixes todo mundo faz, então preste atenção quando fizer também!

(Isso acontece com muitos outros conectivos!)

Portanto… tudo depende! Não vá atrás de regras rígidas em redação.

***

por R$ 40 você começa mais rápido a redação

Deixe um comentário

