Como pontuar direitinho

Por mais que eu peça a meus alunos para lerem a redação em voz alta, eles sempre dão uma disfarçada e leem murmurando.

Ler em voz alta (não murmurando) é a única forma de vestibulandos e concurseiros aprenderem a pontuar direitinho! Ler em voz alta permite que você localize imediatamente os erros bobos que você sempre deixa passar! Ler mentalmente não tem todo esse efeito.

Qual o problema de ler em voz alta?

Tudo bem… eu sei que  a essas alturas vocês têm até vergonha de ouvir a própria voz… quem aprendeu a ler em voz alta na escola? Difícil achar um…

Como eu já disse, você escreve como fala, a escrita é igual à fala. Os sons que você produz quando fala viram as letras e sílabas que você escreve! As palavras que saem da sua boca quando você fala viram as palavras que você escreve…!

Mas você não pronuncia as palavras todas como se fosse uma máquina! Você muda sua entonação o tempo todo – você já percebeu que todo mundo tem entonação?! Veja estas duas frases que você já falou:

“Eu tenho permissão pra entrar?”

“Eu tenho permissão pra entrar”

Qual a entonação da sua voz na primeira? E na segunda? Pronto! Você tem entonações diferentes!

E a entonação vai para o papel em forma de pontuação!

Sim! Por isso você precisa ler em voz alta, sentir sua entonação e usar a pontuação que você aprendeu no ensino fundamental I de acordo com a entonação! É bem comum eu ter de ensinar para os vestibulandos e concurseiros quando se usa exclamação… ponto-e-vírgula… dois-pontos… E para isso meus alunos precisam aprender a ler em voz alta!

Terminou a redação? Leia em voz alta. Mas em voz alta, ok? Nada de murmurar! Faça de conta que há uma pequena plateia ali na sua frente, ou faça de conta que está falando aquilo para um grupo de alunos de um nível escolar inferior ao seu (eles precisam entender)… A sua voz tem uma musicalidade.

Você vai ver como sua vida vai ficar fácil… 😀

 

Tem promoção rolando!

Redação de concurso  é diferente?

E redação 1000 do Enem é 1000 mesmo?

Uma resposta em “Como pontuar direitinho

  1. Pingback: Pode usar parênteses na redação?! | escrevacertoblog - quebrando o tabu da redação

Deixe um comentário

