A mania de dizer “onde” do jeito errado

Lembram do post sobre o uso totalmente errado de “a mesma” e “o mesmo” , que virou moda?

Agora tenho aqui uma frase com outro erro horroroso além desse… vejam:

“…tenho o costume de acender uma vela, onde ela permanece apoiada em um prato.”

 

Para que serve aquele “onde” ali? “Onde” significaria “na vela”. Faz sentido dizer “na vela ela permanece apoiada”?

Já notou a mania terrível de  dizer “onde” para qualquer coisa? Bastava dizer “que”! (se dá para complicar, por que simplificar, né?)

Esta frase escrita de modo correto fica assim:

“…tenho o costume de acender uma vela, que permanece apoiada em um prato.”

Outra frase com o “onde” usado incorretamente – que feia! Veja:

“Meu tio preparou meu currículo  para mim, onde consegui um emprego.”

Por que usar “onde” aqui? Não há nenhum lugar físico ali antes dele… O que deu para entender é que ele conseguiu um emprego porque o tio preparou o currículo, certo? Uma coisa foi a causa de outra. Então.. ficaria melhor assim:

“Meu tio preparou meu currículo  para mim, por isso consegui um emprego.”

 

E olha só esta agora:

“há um tempo ele fez uma cirurgia onde não podia andar…”

O que é isso?! 😮 Que coisa feia! O que custa escrever simplesmente

“há um tempo ele fez uma cirurgia não podia andar…”  !!!

 

Então, por favor, atenção quando ouvir esse “onde” porque muitos jornalistas estão usando desse jeito incorreto, e aí você vai acabar achando que está certo! E “onde” você deixa pra se referir a lugares físicos, ok?

 

Meu caro vestibulando, centenas de alunos já desbloquearam a redação e estão onde queriam agora! Tem uma vaga aqui pra você a partir de R$ 29!

Meu caro concurseiro, multiplique suas chances – redação é desempate!

Olha que legal esta promoção!

Deixe um comentário

