O que deve ter num parágrafo?

Bem, a forma mais fácil de se saber o que tem num parágrafo é ler. Ler como hábito, porque não existem regras fixas para parágrafo, e lendo você vai se acostumar com todo tipo de parágrafo, e vai escrever sua redação sem se preocupar com regrinhas.

Há parágrafos de uma frase. Isso você vai ver nas suas leituras.

Mas parágrafos de uma frase são aqueles que não precisam ser desenvolvidos, como é o caso da introdução e da conclusão. No meio do texto geralmente um parágrafo assim serve para criar um impacto, um tipo de suspense para o parágrafo seguinte.

Os parágrafos mais usuais são aqueles que desenvolvem uma ideia. E funcionam assim: você faz uma frase não muito longa (não enrole!) e o que vier depois dessa frase vai servir para detalhar o que você disse nela, ok? A frase inicial nós chamamos de tópico frasal. É uma boa ideia fazer um tópico frasal (frase curta) se você não tem treino, porque assim você não corre o risco de seguir com uma frase só até o fim do parágrafo 😮 ! Isso porque quem não treina não lê em voz alta, e isso resulta em parágrafos ruins de serem lidos, e feitos de uma frase só!

É bom também fazer tópico frasal porque isso diminui muito o risco de você entrar num outro assunto no mesmo parágrafo – você vai “sentir” quando é hora de passar para outro parágrafo.

Mas o tópico não é obrigatório, ninguém vai tirar ponto seu por falta de tópico frasal (a exceção é o Enem que o exige).

Agora, o que exatamente escrever num parágrafo, aí já fica difícil de dizer, depende do que você quer passar na sua redação. Mas eu tenho as aulas grátis 3 e 4 que mostram algumas formas mais fáceis de se encher um parágrafo sem risco de enrolar e deixando o parágrafo gostoso de ler! (aulas grátis para concurso, aulas grátis para vestibular)

 

Eu tenho visto entre alguns alunos de colégio um tipo muito estranho de parágrafo, que tem um tópico frasal, um longo trecho de detalhamento, e uma conclusão. Parágrafos assim, centrais (argumentação) com conclusão, dão muito trabalho para serem colocados em sequência, porque se um parágrafo está concluído, ele não tem uma ligação automática com o próximo, concorda? Não estou vendo bons resultados entre esses alunos, e como esse tipo de parágrafo torna a redação muito demorada, só está dando trabalho para os meus alunos e para mim mesma…

 

Ainda dá tempo… a partir de R$ 29 você resolve  sua redação rapidinho

PROMOÇÃO   PROMOÇÃO    PROMOÇÃO

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s