Qual linguagem usar no Enem?

Competência 1

O Enem diz que as frases no registro informal são muitas vezes fragmentadas, como você pode ler no site dele, na página 13.

Deixa eu explicar se você não entendeu… quando você fala, eu capto suas ideias facilmente. Isso nem dá para explicar, é inconsciente, faz parte da maravilha que é a comunicação. Na fala você, sem perceber, repete coisas, emite interjeições (“ééé…” “mmm” “né” “entende?”), e no papel elas vão sumir.

Veja que você não vai mudar de personalidade no papel, ok? Você só vai arrumar o que você escreveu, certo? E você vai arrumar pensando em quem vai ler aquilo. Fazendo isso não tem erro.

Por exemplo, veja como eu estou escrevendo meu blog. É uma linguagem que tem tudo a ver com alunos de vestibular, concorda? Parece que estou falando com você. Na hora de escrever uma carta para o Procon, eu escrevo com outra linguagem. É isso.

Um detalhe importante: na página 13 do guia de redação do Enem, está escrito “deve-se evitar, ao relacionar ideias, o emprego repetido de palavras, como “e”, “aí”, “daí”, “então”, próprias de um uso mais informal “. Mil cuidados com isso, porque tudo depende! A palavra “daí” tem um sentido bem formal, que é o de “como consequência disso tem-se”. E olha só: a própria cartilha do Enem usa o “daí”, que eles mesmos dizem ser informal, com o sentido formal, na página 16, veja: “Daí a sua dupla natureza: é argumentativo porque defende uma tese, uma opinião, e é dissertativo porque se utiliza de explicações para justificá-la”. Eles mesmos caíram na armadilha do “não pode” :D.

Eu repito: em redação tudo pode, mas você precisa ver se o sentido é o que você quer!

Claro que para conseguir usar os termos certos você já tem que estar treinado na redação. E tem um detalhe a mais: você tem que estar acostumado a ler em voz alta o que você escreve. Não fuja disso porque ler em voz alta acaba com problemas de pontuação, com erros bobos… Você precisa perceber a sua entonação quando lê!

Olha o que o Enem diz sobre isso: “A entoação, recurso expressivo importante da oralidade, e as pausas, que conferem coerência ao texto, são muitas vezes marcadas, na escrita, por meio dos sinais de pontuação. Por isso, as regras de pontuação assumem também essa função de organização do texto”

É super importante ler em voz alta, tanto que esse treino faz parte de qualquer curso meu! Só lendo em voz alta você vai perceber detalhes que faltam na escrita! Não adianta ler murmurando! Acredite em mim!

Faça logo seu treino de redação para o Enem, é rápido e barato!

Não quer esta promoção pra você?

Deixe um comentário

