Como usar os textos de apoio no Enem?

Competência 2

 

O Enem já diz “Evite ficar preso às ideias desenvolvidas nos textos motivadores, porque foram apresentados apenas para despertar uma reflexão sobre o tema e não para limitar sua criatividade.”

Ou seja, não é nem para ignorar os textos, nem para repetir só o que eles dizem!

E é fácil resolver isso! Imagine que o texto é uma pessoa falando com você. Você costuma repetir o que seus colegas falam pra você? Acho que não… você ignora totalmente o que eles te falam? Acho que não… o Enem já diz “Não copie trechos dos textos motivadores.”, então, não tem segredo.

Se você quer saber mais sobre esse negócio de usar os textos da coletânea, veja aqui, e aqui.

E se você quer escrever mais rápido, faça logo meu curso

O dinheiro tá curto? Mas você não sabia que tem promoção toda semana?

5 respostas em “Como usar os textos de apoio no Enem?

  1. professora meu nome é Bia e sou uma vestibulanda de Cambuí em MG. Meu sonho é estudar Direito.
    Gostaria de dizer que eu terminei o médio, eu estudo sozinha e seu blog me ajuda muito, obrigada!
    Eu também faço parte de grupos de estudo na internet, e foi lá que eu encontrei seu blog. Infelizmente na internet cada um fala uma coisa e isso me confunde. Mas eu sempre achei estranho que não se podia usar os textos da coletânea da redação!!! Se não era para usar porque eles põem lá né?
    Obrigada pela dica ;D

    Curtido por 1 pessoa

  2. ô que bom receber sua mensagem, já tive alunos de Cambuí! Que bom que meus posts estão sendo úteis, capriche! Não fique muito envolvida com confusões de redes sociais, porque isso a deixa ansiosa, e ficar calma é metade da sua nota! Essa ansiedade eu também vejo em meus alunos que fazem cursinho! Comente sempre! 😀

    Curtir

  3. olá, fiz um teste com minha redação, no grupo Enem do facebook e fiquei apavorado, porque não imaginava que escrevia tão mal. Agora eu tenho 3 meses pra escrever bem, não sei se vai dar, preciso da sua ajuda!? Como a senhora poderia me ajudar? Eu estou no RJ, mas se for o caso posso ir a São Paulo em alguns dias. Muito obrigado (estou prestando direito)

    Curtido por 1 pessoa

    • oi Paulo, dá tempo pra muita coisa! E vamos ver se vc escreve assim tão mal… Não precisa vir aqui para ter aula, use a internet! É a mesma coisa! Sugiro que vc comece com curso por skype, já que vc está meio apavorado 😀 . Em seguida você pode passar para o curso virtual. Estou enviando as informações no seu email! Obrigada!

      Curtir

  4. Pingback: Como usar textos de apoio na prova de redação | blog do curso Escrevacerto

Deixe um comentário

