No Enem não pode escrever como se fala?

O Enem diz em sua competência 1:

“Você já aprendeu que as pessoas não escrevem e falam do mesmo modo, uma vez que são processos diferentes, cada qual com características próprias. Na escrita formal, por exemplo, deve-se evitar, ao relacionar ideias, o emprego repetido de palavras, como “e”, “aí”, “daí”, “então”, próprias de um uso mais informal.”

 

Observe bem o que está escrito ali! Pense!

Quando se diz a um aluno que ele não pode escrever como fala, o que ele faz? Escreve de um jeito totalmente estranho a ele, tropeça em palavras, o texto fica artificial, e ele mesmo – o aluno – o detesta! Nem gosta de reler.

Observem que o Enem já explica que há certos termos típicos de bate papo, que não são usados na escrita. É isso que faz a diferença. Não invente nada além disso.

Quem vai ler sua redação do Enem (ou do concurso público, ou da Fuvest)? Será um professor de português. Como você falaria com um professor de português  que você não conhece? Pronto! É assim que você vai escrever, não tem segredo, não precisa “aprender” isso! Não incorpore nenhum escritor na hora de escrever sua redação porque nunca dá certo.

Não me diga que você falaria com o corretor do mesmo jeito que fala com seu colega, ou sua mãe. Você tem “registros” diferentes, e você já os tinha quando pequeno! Você já sabia que em cada circunstância você precisa fazer algumas adaptações; e elas sã feitas automaticamente. Não tem erro.

Evite esse medo porque ele torna as redações um suplício e extremamente demoradas.

 

(Tenho cá pra mim que os alunos não sabem como falar com pessoas desconhecidas porque não são incentivados a isso… veja o item 1 desta lista criada por uma ex-reitora de da Universidade de Standford!)

 

Aulas de sábado por skype!

Dinheiro curto: corre na promoção!

Anúncios

Uma resposta em “No Enem não pode escrever como se fala?

  1. Pingback: escrevacertoblog - quebrando o tabu da redação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s