Como decidir o que falar na redação do Enem

Competência 2

O Enem diz:

“Reflita sobre o tema proposto para decidir como abordá-lo, qual será seu ponto de vista e como defendê-lo.”

 

Isso de refletir sobre o caso pode levar até uns 15 minutos, pelo que tenho visto entre meus alunos, no dia da prova. Esse tempo não pode ser deixado de lado, porque senão você vai ter de pensar nisso durante a redação, e aí… você sabe o que dá: travamento.

Não vá procurar palavras-chave, por favor, porque isso pode te levar para fora do assunto! Não tente fazer uma introdução para ver se nasce a redação, porque não nasce, você já sabe! Não comece o rascunho logo depois de ler a proposta, porque o rascunho só começa quando você já sabe o que quer mostra ao corretor.

Deixe o cérebro raciocinar bem antes de começar o rascunho, porque senão… vai travar.

Se você costuma bloquear pra começar a redação ou no meio da redação, pode ser porque você atropela essa etapa!

Veja tudo que eu já postei sobre bloqueios – disso eu entendo!

 

Eu tenho uma promoção, quer ver?

Motivos de bloqueio

Mais bloqueio

Ainda mais bloqueio

 

Deixe um comentário

