A proposta de intervenção do Enem

Competência 5

A tal proposta de intervenção…

Bem, dar uma solução para um problema é bem interessante. Acho que todo mundo gostaria de ler sobre soluções possíveis para essa montanha de problemas que as propostas de redação mencionam, né? Redações que só criticam são muito chatas, meu Deus!

Então foi muito bom que o Enem exigisse isso.

O Enem não deixa clara nenhuma exigência sobre qual parágrafo (ou quais parágrafos) receberão a sua proposta de intervenção! Sim, eu sei que você já ouviu que ela deveria vir na conclusão, mas não vejo no edital qualquer exigência sobre o posicionamento dela no final, e isso indica que não há essa obrigatoriedade. E para tirar seu medo, veja só as propostas de intervenção no desenvolvimento desta redação nota 1000 do Enem!

Nada melhor que uma proposta no meio do texto: na conclusão é meio difícil sobrar espaço pra proposta de intervenção…

Então faça o seguinte: controle o tamanho de seus parágrafos para que não fiquem muito longos, de maneira que seu parágrafo mais longo seja exatamente a proposta de intervenção! 😀  Assim você já vai ter o máximo de espaço para valorizar sua proposta!

Aliás uma opção bem interessante é mesclar argumentação com proposta de intervenção, sabe? Os parágrafos todos teriam a sua argumentação, todo aquele comentário mais detalhado, e ali mesmo uma proposta de solução talvez para aquele problema específico… O que você acha?!

Sobre a solução em si que você vai dar para o problema trazido pela proposta, imagine que você foi contratado para ajudar a resolver o problema. Dê uma olhadinha neste meu post para ficar inspirado nas suas propostas!

Dentre os alunos que vão fazer a prova do Enem e que tenho agora como alunos no meu curso, 90% faziam propostas muito curtinhas quando chegaram aqui, as quais, se fossem entregues para alguém realizar, não sairiam do papel! Não têm detalhe sobre como serão realizadas, quem vai ser envolvido, quais as técnicas que precisarão ser usadas… de onde virá o dinheiro…

Por último, não fique tenso porque ninguém do Enem vai escolher a melhor proposta para levar para o Governo! O Enem sabe que está avaliando propostas de gente que tem mais ou menos 18 anos, acabou de terminar o ensino médio, e pensa como alguém dessa idade. Muitos problemas citados em propostas dificilmente seriam solucionados pelos entendidos na área, então não é você que vai solucionar, ok? Relaxe. Faça seu melhor e estará tudo bem!

E se você ficar em cima do muro? Quantos pontos você perde?!

Dê uma olhada aqui, veja como usar ponto-e-vírgula e dois-pontos

Agora, se seu caso é inglês… tenho um curso pra você!

4 respostas em “A proposta de intervenção do Enem

  1. Pingback: Frases de efeito para conclusões! | escrevacertoblog - quebrando o tabu da redação

  2. oi professora, sou o Marcelo e te conheço do grupo do Enem do face, vejo sempre suas correções das redações lá e acho interessante, suas dicas são diferentes, não é so gramática. Sua dica de fazer parágrafos maiores no meio da redação eu gostei bastante, tem tudo haver, eu perco tempo demais na introdução!!!!
    E essa dica de por a proposta no meio do texto eu já tinha aprendido no cursinho no ano passado e tem outro professor que eu conheço que tambem fala a mesma coisa que você. Eu vou seguir seu blog, flw!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

