“Por que não consigo começar a redação?”

Eu já comentei isso em outros posts, mas vamos lá de novo…

Dias atrás uma aluna do ensino médio me procurou, interessada nos cursos. Ela parecia aquela aluna muito exigente consigo mesma, e parecia também decepcionada com as notas que estava recebendo na escola.

A pergunta que ela me fez por email foi “eu identifico as palavras-chave dos textos da prova, faço todo um esquema bonitinho, sei qual é o tema… mas depois disso eu não sei como começar!!!!!”

Sim, isso é bem comum, aprende-se assim na escola.

Eu sugeri a ela e sugiro a vocês também que parem de tentar encontrar palavras-chave. Se vocês continuarem fazendo isso ainda vão correr o risco de fugir do tema!

Encontrar uma palavra-chave pode fazer você viajar demais no tema, e ignorar completamente o texto! É muito complicado, pra que isso?!

palavras

Leia o texto, e veja o que você sentiu ao ler o texto. Você vai sentir alguma coisa! Isso que você sentiu tem a ver com a intenção do escritor, a emoção dele, tem muita coisa ali! A redação mais fácil é a que você escreve com o coração, com emoção, e aí não tem como você ficar viajando em temas paralelos e tangenciando o tema! Não tem risco! E o que você sente é a palavra-chave! Pode testar!

Eu estou exatamente contando como eu desbloqueio meus alunos que estão habituados a fazer um estudo do texto fornecido, e no fim não conseguem escrever nada! Já contei! Revelei meu segredo!

(Claro que há outros motivos para não se conseguir começar uma redação, esse é só um deles)

 

E aqui está minha promoção de hoje!

Se estes são seus concorrentes, você tem sorte!

 

3 respostas em ““Por que não consigo começar a redação?”

  1. Pingback: Como decidir o que falar na redação do Enem | escrevacertoblog - quebrando o tabu da redação

  2. Eu não consigo começar, eu perco muito tempo, sou assim como você fala. Tem como você me dar uma dica pra resolver isso? Estou no interior de São Paulo e não posso sair para fazer seu curso. Obrigado.

    Curtir

    • Oi Vitor, dica não existe em redação! Pra vc resolver eu preciso ver como vc se comporta na hora de escrever e isso vai me dar indícios do que pode estar causando a demora. Depois de ter esses indícios, eu tenho técnicas que “batem de frente” com os fatores que fazem vc demorar.
      Tá vendo como não tem dica? E tem mais: geralmente temos que tentar umas 3 vezes até esse bloqueio sumir, porque ele tende a resistir. É rápido, Vitor! Não perca o ano não… Tem mais coisas sobre bloqueios assim no meu blog – dá uma fuçada! 😉

      Curtir

Deixe um comentário

