O queísmo na redação! (quê?)

Queísmo é o uso muito frequente de “que”.

Se, ao ler em voz alta, você sente que há uma sequência de “que” ecoando nos seus ouvidos, de maneira que você nem consiga prestar atenção mais na ideia escrita, aí é bom fazer algumas mudanças.

 

Mas às vezes essas mudanças podem criar problemas piores! Isso de tirar o “que” e incluir “o qual” nem sempre resolve tudo!

 

Minha aluna Anna, vestibulanda de biomedicina, escreveu o seguinte trecho:

“A proposta brasileira para  reduzir a maioridade penal, de 18 para 16 anos, irá fazer com que adolescentes, que  nessa faixa etária ainda estão desenvolvendo sua personalidade, cresçam em um ambiente inadequado.”

 

Isso estava no rascunho dela, e havia mais 2 “que” logo depois desse trecho. Como ainda se tratava do rascunho não era o caso de se preocupar, em absoluto. Mas mesmo assim ela preferiu fazer mudanças. Agora vocês verão o resultado:

“A proposta brasileira para  reduzir a maioridade penal, de 18 para 16 anos, irá acarretar em  adolescentes, os quais nessa faixa etária ainda estão desenvolvendo sua personalidade, cresçam em um ambiente inadequado.”

Agora sim o parágrafo está seriamente prejudicado… você notou?

Acarretar em adolescentes?! Estranho dizer isso…

Então não se preocupe com coisas formais ao fazer o rascunho, rascunho é para aprisionar sua ideia no papel. Depois você pode ler em voz alta seu texto e seu ouvido dirá o que precisa mudar ou não. Acredite no seu ouvido, não nessa montanha de regras que puseram na sua cabeça.

 

Eu faço você escrever direitinho e rápido! Escolha seu curso para vestibular ou para concurso!

Promoção ótima esta ein… você viu?

Anúncios

Uma resposta em “O queísmo na redação! (quê?)

  1. Parabéns pelo blog professora. Estou convencendo minha filha que está no ensino médio a fazer um curso de redação, mas nessa fase eles não têm noção da diferença que pode fazer na profissão. Comunicação escrita correta é importante, ajuda muito nas monografias, teses e artigos científicos, e competição sempre tem, não é? Abraços!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s