Pode falar com o leitor na redação?

Boa pergunta!

Machado de Assis escrevia falando com seu leitor, e era bem charmoso. E muitos de seus escritos eram dissertações.

Dissertação, como você sabe, é um texto que mostra sua opinião. Você pode perfeitamente dar sua opinião e envolver o leitor com você, você pode provocar a participação dele. É gostoso ler um texto assim.

O ideal é você treinar para sentir o efeito.

O mais usual é escrever “você, leitor” ou algo do tipo. Usar somente “você” fica estranho, porque nós usamos “você” na fala para significar “qualquer pessoa”, e aí não dá o mesmo efeito. Por exemplo, nós dizemos “sabe quando você chega cansado em casa e quer só dormir?”. O efeito dessa frase não é o de falar com o leitor, concorda?

O fato de você escrever “você, leitor” não vai deixar seu texto informal demais, pode ficar tranquilo! Machado que o diga!

Dê uma olhadinha no parágrafo III desta redação, que foi uma das melhores da Fuvest! E o candidato usou reticências também! uau! 😮 (Sobre isso eu já tinha falado…)

Veja que o candidato optou por falar com o leitor porque percebeu que isso tocaria o leitor muito fortemente – você não se sentiu envolvido? Sim, falar com o leitor tem esse poder!

E você viu que esse candidato falou com a própria Fuvest no final? 😮  Demais né? Isso que é saber escrever! Não tem esse negócio de medos…

É uma questão de treino.

Mas fique atento porque se você chamar o leitor para acompanhar seu raciocínio o tempo todo, seu texto pode ficar mais próximo de uma publicidade (os textos publicitários usam muito isso!), ou de discursos. Isso você percebe fácil durante seu treino de escrita.

Mas se você não  pretende treinar, é melhor não usar mesmo, não arrisque!

 

Cursos o ano todo, não precisa esperar formar turma!

2 respostas em “Pode falar com o leitor na redação?

  1. prof eu preciso da sua ajuda!! eu escrevo muitos rascunhos para fazer a redação e eu levo um tempo enorme! Acho que sou bloqueada!
    Desculpa eu perguntar mas eu tenho dúvida se você conseguiria acabar com meu problema, porque eu já fiz aula particular e não resolveu. Obrigada pela atenção.

    Curtir

Deixe um comentário

