É bom pesquisar sobre o tema antes de escrever a redação?

O Thiago é meu novo aluno virtual. Ele recebeu sua primeira redação avaliada por mim e mandou esta dúvida de volta:

“Só vi o tema na hora, não pesquisei nada…  devo continuar assim, como prova de redação surpresa, ou pesquisar bastante sobre o tema na internet e nos meus materiais de estudo?”

Boa pergunta!

Quanto mais você aprender, melhor! Aprender nunca é demais! Por outro lado, a prova de vestibular não avalia o conteúdo propriamente, avalia a clareza e seu raciocínio em geral. Conteúdo é para as outras provas. Mas claro que no dia da prova você não vai poder pesquisar nada, e é legal simular essa situação…

Faça o seguinte: pode pesquisar onde quiser, pelo tempo que quiser, mas não inclua isso no seu tempo cronometrado; ao desejar incluir na redação alguma coisa que você aprendeu nas leituras, lembre-se de que, se você não der seu parecer sobre aquilo que leu, não vai valer nada!

Então, leia o que quiser, mas não  pense que é só colar tudo na sua redação para ter uma bela nota! Se sua redação não tiver nada seu – sua opinião, seu parecer -, nada feito!

Que temas podem cair este ano?! Mmmmmm…

Como fazer para não fugir do tema? 

E se você não souber falar sobre o tema?! 😮

Promoção!

 

Anúncios

2 respostas em “É bom pesquisar sobre o tema antes de escrever a redação?

  1. professora, o que você escreveu no post tem muito a ver comigo. Eu leio muito, leio revistas, livros, jornais, e sempre gostei de ler. Minha redação não é ruim, sempre tirei acima de 7 (eu presto concurso público), mas eu sinto que não adianta nada ler muito, eu não consigo gostar da minha redação, demoro um pouco para organizar tudo que me vem à mente. Estou um pouco desanimado, como posso escrever com mais desenvoltura e pôr no papel as ideias que tenho?

    Curtir

    • oi Erick, obrigada pela mensagem!
      Ler mostra para o seu cérebro um padrão, de maneira que ele vai passar a ser capaz de usar padrões. Mas o padrão é uma estrutura, um esqueleto. Precisa surgir alguma coisa SUA no texto, não dá para ser só o padrão, entende? E essa coisa SUA aparentemente vc não treinou na escrita.
      A sua desenvoltura vai aparecer quando vc for vc no texto, ou seja, quando você escrever como fala, parar de seguir regras…

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s