É bom pesquisar sobre o tema antes de escrever a redação?

O Thiago é meu novo aluno virtual. Ele recebeu sua primeira redação avaliada por mim e mandou esta dúvida de volta:

“Só vi o tema na hora, não pesquisei nada…  devo continuar assim, como prova de redação surpresa, ou pesquisar bastante sobre o tema na internet e nos meus materiais de estudo?”

Boa pergunta!

Quanto mais você aprender, melhor! Aprender nunca é demais! Por outro lado, a prova de vestibular não avalia o conteúdo propriamente, avalia a clareza e seu raciocínio em geral. Conteúdo é para as outras provas. Mas claro que no dia da prova você não vai poder pesquisar nada, e é legal simular essa situação…

Faça o seguinte: pode pesquisar onde quiser, pelo tempo que quiser, mas não inclua isso no seu tempo cronometrado; ao desejar incluir na redação alguma coisa que você aprendeu nas leituras, lembre-se de que, se você não der seu parecer sobre aquilo que leu, não vai valer nada!

Então, leia o que quiser, mas não  pense que é só colar tudo na sua redação para ter uma bela nota! Se sua redação não tiver nada seu – sua opinião, seu parecer -, nada feito!

Que temas podem cair este ano?! Mmmmmm…

Como fazer para não fugir do tema? 

E se você não souber falar sobre o tema?! 😮

Promoção!

 

2 respostas em “É bom pesquisar sobre o tema antes de escrever a redação?

  1. professora, o que você escreveu no post tem muito a ver comigo. Eu leio muito, leio revistas, livros, jornais, e sempre gostei de ler. Minha redação não é ruim, sempre tirei acima de 7 (eu presto concurso público), mas eu sinto que não adianta nada ler muito, eu não consigo gostar da minha redação, demoro um pouco para organizar tudo que me vem à mente. Estou um pouco desanimado, como posso escrever com mais desenvoltura e pôr no papel as ideias que tenho?

    Curtir

    • oi Erick, obrigada pela mensagem!
      Ler mostra para o seu cérebro um padrão, de maneira que ele vai passar a ser capaz de usar padrões. Mas o padrão é uma estrutura, um esqueleto. Precisa surgir alguma coisa SUA no texto, não dá para ser só o padrão, entende? E essa coisa SUA aparentemente vc não treinou na escrita.
      A sua desenvoltura vai aparecer quando vc for vc no texto, ou seja, quando você escrever como fala, parar de seguir regras…

      Curtir

Deixe um comentário

