“Perco muito tempo para ligar os parágrafos…”

Esta semana uma aluna minha me disse o seguinte:

“Eu tento escrever mais rápido, professora, mas sabe onde eu perco mais tempo? Eu fico preocupada em criar coesão entre os parágrafos, sabe? Ligar um com o outro… sabe? Então eu vejo como eu terminei um parágrafo pra saber como começa o outro. Mas aí eu perco muito tempo… eu perco o fio da meada…”

 

Essa aluna tem redações boas mas não faz em menos de 2 horas. De qualquer maneira, ela revelou pra mim onde ela trava! O cérebro dela tem duas funções concomitantes: emitir a opinião e as ideias E criar ligação entre elas.

Muito bem, isso é automático quando se fala! Mas é diferente quando se escreve, porque a escrita envolve a motricidade (movimentos de dedos), não somente o cérebro. Sim, dá para você escrever mais rápido e pensar na coesão dos parágrafos ao mesmo tempo que expõe suas ideias, mas não com pouco treino! E na nossa escola nós não treinamos o suficiente para isso, pelo que vejo…

Mas não faz mal. Tem solução!

Se você tem aquele hábito de fazer parágrafo por parágrafo (isso não é ideal, é muito trabalhoso), tente pelo menos não pensar na ligação entre eles. Se sua ideia é bem focada, não vai ser difícil você criar um encadeamento depois, mas DEPOIS, ok? Depois que você escrever tudo que deseja, aí sim volte e veja a ligação entre os parágrafos, e mude o que precisar.

 

Avaliação de graça… aula de graça… sempre tem promoção!

É melhor fazer a redação antes ou depois das outras questões da prova?

Deixe um comentário

